Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Brasileirão 2015 - Fim da 10ª Rodada - Projeções para o Final

Prezado(a)s amantes do futebol,

1. Findas as 10 (dez) primeiras rodadas do Brasileirão 2015, histórico com o qual contamos para fazer as projeções do M.E.M., apresentamos aqui os números que o modelo exibiu quer para a classificação final do campeonato, quer para a propensão a subir na tabela. Em sequência, mostramos também as chances calculadas por ‘sites’ especializados, nomeadamente, o Chance de Gol e o UFMGMatemática.

2. Entre os clubes no G4, Sport, Atlético-MG e Corinthians aparecem em todas as projeções, ao passo que o Palmeiras tem presença no M.E.M., mas não nos dois ‘sites’ mencionados – que o substituem, na média, pelo Grêmio.

3. Sobressai a alta discrepância das probabilidades de título conferidas pelo Chance de Gol e UFMG Matemática ao Atlético-MG: enquanto este último acusa 11,6%, o primeiro vai de 59,0%, evidenciando explícitas diferenças nas metodologias empregadas. Afinal, o histórico de jogos considerado para cada time, no Chance de Gol, é muito maior – se não nos enganamos, de um ano –, o que o torna altamente especulativo, pois, certamente, o que ocorreu com um time nesse interregno não tem tanto poder de determinação sobre o que pode ocorrer com ele neste momento. Mas...

4. Já na parte do Z4, Joinville, Vasco e Coritiba se repetem em tudo quanto é projeção. No M.E.M., surge ainda o Flamengo. Nos ‘sites’, como esperado, aparece o Goiás.

5. Por ora, “é isso aí!”. Daqui a cinco rodadas, faremos novas projeções, para vermos as mudanças no comportamento dos times.

Um abraço a todo(a)s.

J.A.R. – H.C.

PROJEÇÕES


  



Nenhum comentário:

Postar um comentário