Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Brasileirão 2015 - Fim da 15ª Rodada - Projeções para o Final

Transcorridas mais cinco rodadas do Brasileirão 2015, apresentamos mais uma projeção para o seu final, pelo Modelo Esotérico-Matemático.

Na parte de cima da tabela, nota-se que a classificação real ao final da 15º rodada já apresenta o Palmeiras no G4, circunstância que o MEM já projetava ao final da 10ª rodada, quando, de fato, o Palmeiras se encontrava na 9º posição da tabela. Uma subida relevante, portanto, do Verdão: do 9º ao 3º em cinco rodadas.

Ademais, o modelo evidencia que o campeonato, no que tange à conquista do título, está totalmente em aberto, com uma diferença mínima de pontos projetados para Corinthians, Palmeiras e Atlético-MG – este o atual líder.

Na parte do meio da tabela, enquanto o Flamengo melhorou de posição, de 15º a 11º – decerto pela entrada dos jogadores Paolo Guerrero e Émerson no time –, a Ponte Preta caiu do 8º para o 12º. Isso revela um começo de acomodação no desempenho dos diversos clubes: quem tem potencial para melhorar, melhora de fato, e os clubes ditos “pequenos”, se não se deram bem até aqui, tenderão a cair, doravante.

Quanto ao Z4, o desempenho de Joinville, Coritiba e Vasco reforçam as projeções de manutenção na zona de rebaixamento até o final do campeonato.

Outras informações importantes: (i) melhor defesa do certame – Corinthians, com 9 gols tomados, o que reforça o viés de projeção em direção ao topo da tabela; (ii) pior defesa – Vasco da Gama, com 26 gols, idem em direção ao Z4; (iii) melhor ataque – Atlético-MG, com 29 gols e líder; (iv) pior ataque – Joinville, com 7 gols; (v) melhor linha de passes – Santos, com 91,7% de acertos; (vi) pior linha – Figueirense, com 85,8%.

Concentrando, agora, a nossa análise nos quatro times que o MEM projetou ao final para o G4 (vide tabela abaixo), fazemos ver que Palmeiras e Atlético-MG são equipes mais equilibradas no balanço de seus ataques e defesas, consideradas as quinze rodadas até aqui, contrariamente a Corinthians – que tem um ataque apenas mediano –, e Grêmio – cuja defesa é somente um pouco melhor que a média das outras defesas. Nossa opinião: são grandes as chances de Palmeiras e Atlético-MG entrarem, daqui para frente, numa disputa mais acirrada pelo título.

TIMES PROJ. NO G4
GOLS PRÓ E POSIÇÃO
GOLS CONTRA E POSIÇÃO
Corinthians
17 - 9º melhor ataque
9 - melhor defesa
Palmeiras
26 - 2º melhor ataque
11 - 2ª melhor defesa
Atlético-MG
29 - melhor ataque
13 - 3ª melhor defesa
Grêmio
20 - 5º melhor ataque
15 - 7ª melhor defesa

Fazendo o mesmo para o Z4, são suficientemente autoexplicativas as razões pelas quais o MEM projeta Goiás, Coritiba, Joinville e Vasco em piores condições: seus ataques e suas defesas deixam muito a desejar, exceção feita apenas à defesa do Goiás, que é um pouco melhor que a média.

TIMES PROJ. NO Z4
GOLS PRÓ E POSIÇÃO
GOLS CONTRA E POSIÇÃO
Goiás
12 - 4º pior ataque
15 - 11º pior defesa
Coritiba
9 - 3º pior ataque
18 - 7ª pior defesa
Joinville
7 - pior ataque
19 - 4ª pior defesa
Vasco
8 - 2º pior ataque
26 - pior defesa

É isso aí, por ora. Daqui a quatro rodadas, com o final do primeiro turno, apresentaremos nova projeção para a Primeirona. Quanto à Segundona, daqui a uma rodada, quando o certame completar quinze ao todo, rodaremos novamente o MEM. Ok?!

Um abraço a todo(a)s.

J.A.R. – H.C. 






Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário