Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Cassiano Ricardo - A Imagem Oposta

Cenário: o poeta está em frente ao espelho, o mais sincero de todos os seus amigos, que jamais deixará de evidenciar não apenas o que vai no semblante daquele cuja estampa reproduz, senão também todos os seus disfarces, fingimentos, simulações.

Cotejo: a ideia do poema muito se parece com o do carme “Retrato”, de Cecília Meireles. Quão confiável e honesto é o retrato que paira em frente ao espelho, do qual não se pode abstrair a passagem irreversível do tempo, esse algoz silencioso! Marguerite Yourcenar o vê como um “grande escultor”. Mesmo que a nosso contragosto, diríamos nós (rs)!

J.A.R. – H.C. 
Cassiano Ricardo
Caricatura
(1895-1974)

A Imagem Oposta

Espelho, sub-reptício espelho,
meu professor de disfarce.
Quem poderá disfarçar-se
sem recorrer ao seu conselho?

É diante dele que componho
não só a gravata, meu enfeite,
mas o meu jeito de rir, tristonho,
para que o mundo me aceite.

Suspenso defronte à janela,
falador, não obstante mudo,
ele é o meu jornal tagarela
que em segredo me conta tudo.

Graças ao seu préstimo avisto
tudo o que se passa lá fora.
E vejo, sem jamais ser visto,
a vida que se vai embora...

Veja o amigo... (ah, eu o compreendo)
o amigo que mais considero.
Aquele que só é sincero
por não saber que o estou vendo.

Vênus em Frente ao Espelho
(Rubens: pintor flamengo)

Referência:

RICARDO, Cassiano. A imagem oposta. In: PINTO, José Nêumanne (Sel.). Os cem melhores poetas brasileiros do século. São Paulo, SP: Geração, 2001. p. 81-82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário