Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 21 de julho de 2015

Poetas do Grão-Pará (III) - Augusto Meira Filho

Se Belém fosse inteiramente minha, a empregar a anáfora do poeta Augusto Meira Filho, tratá-la-ia com muito mais zelo e carinho. Pois é uma velha senhora – afinal, em 12 de janeiro de 2016, no ano que vem portanto, completará exatos 400 anos! E preservaria com maior apreço as suas belezas históricas, sua culinária ímpar e o seu cheiro de patchouli inconfundível.

Belém merece maior respeito de seus moradores: que os insensatos parem de pichá-la aos quatro cantos, que a prefeitura providencie pontos de coleta dos resíduos em maior número pela cidade, e que os seus habitantes se abstenham de jogar o lixo que produziram onde bem lhes aprouver. Assim Belém se habilita a resgatar a sua beleza e encanto! Para mais cem anos!

J.A.R. – H.C.

Augusto Ebremer de Bastos Meira
(SAVARY, 2001, p. 98-99)

Poeta e escritor, de tradicional família ligada às letras, Augusto Meira Filho (Belém, 1915-1980) era filho do poeta Augusto Meira. Iniciou os estudos com os Irmãos Maristas, no Instituto Nossa Senhora de Nazaré. Fez o curso ginasial no Ginásio Paes de Carvalho e engenharia na Escola de Engenharia do Pará, em 1938, formando-se numa das primeiras turmas. Foi secretário da Assembleia Legislativa, em 1935, acompanhando de perto o desenrolar dos acontecimentos políticos que tumultuaram o Estado.
Técnico do Departamento de Serviço Público, foi nomeado, em 1943, diretor do então Serviço Estadual de Águas, depois departamento e hoje Cosanpa, onde introduziu uma série de melhoramentos nos mananciais do Utinga e Água Preta, e na rede de bombeamento e distribuição, aí permanecendo por cerca de dez anos.
Foi vereador na Câmara Municipal de Belém e seu presidente. Conseguiu aprovação de vários projetos de sua autoria visando a preservação arquitetônica e paisagística de Belém. Também historiador, pertenceu à APL, sendo sua cadeira posteriormente ocupada por Carlos Rocque.
A contribuição literária de Meira Filho é bastante vasta, não somente tratando da historiografia da região, como poética, nos versos em que sempre exaltava a sua Belém, daí ter recebido o título de “Namorado de Belém”.
Embora fosse poeta moderno, liberto de metro e rima, não abandonou o soneto. Expressava seus sentimentos, externados em versos soltos e melódicos, em sonetos e poemas longos, exaltando a cidade que o viu nascer e crescer, mas com a reprimenda aos que dilapidaram Belém. Os poemas apresentados pertencem a seu livro Meu Canto de Rua, publicado postumamente, poemas esses que ele divulgou pela imprensa. Era o editor de uma página semanal em A Província do Pará, dominical, durante anos. Publicou inúmeros artigos e conferências pela imprensa. E vários livros.

Augusto Meira Filho
(1915-1980)

Belém

Se Belém fosse inteiramente minha
Jogaria longe de meus olhos úmidos
Para que não visse as lágrimas
Que embeberiam a terra.

Se Belém fosse inteiramente minha
Guardaria dentro do peito solitário
Com a unção de um velho relicário
Pulsando o coração.

Se Belém fosse inteiramente minha
Quando eu morresse
A levaria comigo no aroma das margaridas.

Se Belém fosse inteiramente minha,
Daria um grito tão alto acordando toda a mata
E as tribos na solidão.

Se Belém fosse inteiramente minha
Diria ao índio: é tua.

E no sussurro dos ventos
Exílio dos desalentos
Seguiria o meu destino...
No bojo das caravelas.

Mercado do Ver-o-Peso
(Belém - PA)

Referência:

MEIRA FILHO, Augusto. Belém. In: SAVARY, Olga (Seleção e Notas). Poesia do Grão-Pará. Rio de Janeiro, RJ: Graphia Editorial, 2001. p. 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário