Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 11 de julho de 2015

Jorge Tufic - Para que todos saibam

Este poema é um elogio não só à palavra escrita, mas – e sobretudo – à palavra falada. O seu autor, o poeta e jornalista Jorge Tufic, nasceu em Sena Madureira, Acre, embora hoje viva em Fortaleza, no Ceará.

Nota-se que Tufic opta por expor-se à influência das obras de arte memoráveis, em quaisquer que sejam as suas formas de manifestação: poesia, pintura, música. Mas aos amigos, de bom grado, cede espaço, mais que tudo para manter aberto um canal de diálogo – que imaginamos profícuo.

J.A.R. – H.C.

Jorge Tufic
(n. 1930)

Para que todos saibam

Somente os grandes poetas
me fazem sentar à mesa
e libertar meus dedos da ferrugem.

Somente os grandes pintores
me fazem ver as crianças do mundo
nas sete cores do arco-íris.

Somente os grandes músicos
me fazem pulsar no silêncio do quarto
como um tumor de sal-gema.

Somente os grandes amigos
me fazem trocar tudo, tudo mesmo,
por um cavaco de prosa.

As Sete Artes Liberais
(Marten de Vos: pintor flamengo) 
Referência:

TUFIC, Jorge. Para que todos saibam. In: CONGÍLIO, Mariazinha (Selecção e Coordenação). Antologia de poetas brasileiros. 1. ed. Lisboa, PT: Universitária Editora, 2000. p. 109.

2 comentários:

  1. Adoro poesia. Lá do AM conheço os poetas Efraim Amazonas, Jorge Tufic E Aníbal Beça, geniais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Leandro: Valeu pelas sugestões dos poetas que você mencionou. Vou procurar as suas obras. Ademais, são autores amazônidas, conhecendo bem a realidade muito peculiar daquela imensa região, que também é a minha. Um abraço. J. A. Rodrigues

      Excluir