Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 13 de janeiro de 2018

Dulce Granja Carneiro - O Poema ‎

De uma autora que mal existem referências na internet – mas que, à luz das informações contidas na obra de referência, nasceu em Atibaia (SP) –, este poema detém-se em articular o ponto de vista da poetisa, mirando as palavras a partir de seu privilegiado belvedere estético.

Imersas em místico universo, as palavras, se grafadas na página, oferecem-nos os efeitos visuais de suas arestas e contornos justapostos; quando pronunciadas, surpreendem-nos pelo volume compacto da argamassa de sons que logram disparar na brisa, ressonantes, evanescentes todavia, como tudo o que existe.

J.A.R. – H.C.

Natureza-Morta 11
(Lohmuller Gyuri: pintor romeno)

O Poema

Desligada e insólita
– a palavra –
me submete à sua mística.

Morto o sentido e contorno
convivo com a imprevisível
argamassa dos sons.
Quero o esvair de sombras
ouço metal de ângulos.

Despertar a absorvência
raízes de encanto e vácuo.
Surpreender a sua essência
de uma casa
ou folha.

De apelo e rua
poderá emanar tão somente
distância.

Me extinguir com ela
difícil abandono
quando boiar apenas
um rumor de nuance
ou arabesco.

E envolvida permanecer
em suas ressonâncias
de presença e vaga.

Se eu fosse uma sereia
(Jim Warren: ilustrador norte-americano)

Referência:

CARNEIRO, Dulce. O poema. In: CAMPOS, Milton de Godoy (Ed.). Antologia poética da geração de 45. 1ª série. São Paulo, SP: Clube de Poesia, 1966. p. 194-195.

2 comentários:

  1. Dulce G.Carneiro foi uma ótima poetisa, escritora e fotógrafa. Publicou o livro Além da Palavra em 1958 e muitas poesias e crônicas no Suplemento Literário de O Estado de São Paulo nos anos 50 e 60. Era irmã do poeta e escritor (ficção-científica, principalmente) André Carneiro. Era de Atibaia e faleceu dia 22 deste mês, 2018, aos 89 anos. Descobri o seu blog justamente porque estava procurando mais poesias dela, eu a conheci pessoalmente em 1957 e o seu poema "À margem" me impressionou muito. Muito obrigado e parabéns por tanta coisa boa. Adalberto

    ResponderExcluir
  2. Prezado Adalberto: Tenho muito a lhe agradecer pelas informações repassadas sobre a poetisa Dulce G. Carneiro, com poucos dados tornados públicos na internet. É um pena que tenha falecido, tanto mais que há tão pouco tempo, quando as recordações ainda permanecem vívidas. Um abraço. J. A. Rodrigues

    ResponderExcluir