Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Thiago de Mello - Ainda não é o fim

Mello redigiu estes versos no exílio, em Santiago (CL), em meados de 1973, mais ou menos no auge da ditadura militar no país, e com isso, deveras, nosso olhar sobre o poema em apreço inclina-se a cogitar que a violência que se expressa em algumas de suas linhas diga respeito à arbitrariedade e à prepotência, então em curso pelo regime militar pátrio.

 

Mas por trás do temor do falante pelo que possa advir, há também certo relevo na esperança de dias melhores, haja vista que “ainda não é o fim”: sonhos mantêm a chama a arder no coração, permitindo-lhe avançar “com o que sobrou”, ainda que vagarosamente, palmilhando o “chão ferido” com “pernas bambas”, para dar respostas aos insistentes reclamos da vida.

 

J.A.R. – H.C.

 

Thiago de Mello

(1926-2022)

 

Ainda não é o fim

 

Escondo o medo e avanço. Devagar.

Ainda não é o fim. É bom andar,

mesmo de pernas bambas. Entre os álamos,

no vento anoitecido, ouço de novo

(com os mesmos ouvidos que escutaram

“Mata aqui mesmo?”) um riso de menina.

Estou quase canção, não vou morrer

agora, de mim mesmo, mal livrado

de recente e total morte de fogo.

A vida me reclama: a moça nua

me chama da janela, e nunca mais

me lembrarei sequer dos olhos dela.

 

Posso seguir andando como um homem

entre rosas e pombos e cabelos

que em prazo certo me devolverão

ao sonho que me queima o coração.

 

Muito perdi, mas amo o que sobrou.

Alguma dor, pungindo cristalina,

alguma estrela, um rosto de campina.

Com o que sobrou, avanço, devagar.

Se avançar é saber, lâmina ardendo

na flor do cerebelo, porque foi

que a alegria, a alegria começando

a se abrir, de repente teve fim.

Mas que avançar no chão ferido seja

também saber o que fazer de mim.

 

Santiago,

fim de setembro de 1973.

 

Em: “Poesia comprometida com

a minha e a tua vida” (1975)

 

Opressão

(Goss Ristic: pintor sul-africano)

 

Referência:

 

MELLO, Thiago de. Ainda não é o fim. In: __________. Poemas preferidos pelo autor e seus leitores: edição comemorativa dos 75 anos do autor. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2006. p. 156-157.

Nenhum comentário:

Postar um comentário