Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 31 de julho de 2018

Charles Bukowski - os insanos sempre me amaram ‎

Veja-se lá que, no domínio das relações humanas, os opostos dificilmente se atraem – como os magnetos na Física –, senão os semelhantes. Logo, nenhum espanto pode haver quando Bukowski – um autêntico “insano” (rs) – afirma que os outros insanos sempre o amaram!

 

Fico então a imaginar se não há um correlato na Psicologia para a Lei da Gravitação Universal, formulada por Newton. Afinal, temos como mantra para qualquer hora as persuasivas palavras de Hamlet direcionadas a Horácio: “There are more things in heaven and earth, Horatio, than are dreamt of in your philosophy”.

 

J.A.R. – H.C.

 

Charles Bukowski

(1920-1994)

 

the insane always loved me

 

and the subnormal. 

all through grammar school 

junior high 

high school 

junior college 

the unwanted would attach 

themselves to 

me. 

guys with one arm 

guys with twitches 

guys with speech defects 

guys with white film 

over one eye, 

cowards 

misanthropes 

killers 

peep-freaks 

and thieves. 

and all through the 

factories and on the 

bum 

I always drew the 

unwanted. they found me 

right off and attached 

themselves. they 

still do. 

in this neighborhood now 

there’s one who’s 

found me. 

he pushes around a 

shopping cart 

filled with trash: 

broken canes, shoelaces, 

empty potato chip bags, 

milk cartons, newspapers, penholders ... 

 “hey, buddy, how ya doin’?” 

I stop and we talk a 

while. 

then I say goodbye 

but he still follows 

me 

past the beer 

parlours and the 

love parlours ... 

 “keep me informed

buddy, keep me informed

I want to know what’s 

going on.”

he’s my new one. 

I’ve never seen him 

talk to anybody 

else. 

the cart rattles 

along a little bit 

behind me 

then something 

falls out. 

he stops to pick 

it up. 

as he does I 

walk through the 

front door of the 

green hotel on the 

corner 

pass down through 

the hall 

come out the back 

door and 

there’s a cat 

shitting there in 

absolute delight, 

he grins at 

me.

 

A Monomaníaca da Inveja ou

A Hiena de Salpêtrière

(Théodore Géricault: pintor francês)

 

os insanos sempre me amaram

 

e os subnormais.

ao longo de todo e ensino

fundamental

ensino médio

faculdade

os rejeitados se

uniam a

mim.

caras com um só braço

caras com tiques

caras com problemas de fala

caras com uma película branca

sobre um dos olhos,

covardes

misantropos

assassinos

tarados

e ladrões.

e em todas

as fábricas e na

vagabundagem

sempre atraí

os rejeitados. eles me encontravam

logo de cara e se grudavam

em mim. continuam

fazendo isso.

aqui na vizinhança há agora

um que me

encontrou.

ela anda por aí empurrando um

carrinho de supermercado

cheio de lixo:

bengalas partidas, cadarços,

sacos vazios de batata frita,

caixas de leite, jornais, canetas...

“ei, parceiro, o que tá fazendo?”

eu paro e conversamos um

pouco.

então eu digo adeus

mas ele continua me

seguindo

para além dos

puteiros e dos

prostíbulos...

“me mantenha informado,

parceiro, me mantenha informado,

quero saber o que está

acontecendo.”

esse é o meu insano do momento.

nunca o vi falar

com mais

ninguém.

o carrinho chacoalha

um pouco atrás

de mim

então alguma coisa

cai.

ele se detém para

juntá-la.

enquanto ele se ocupa disso eu

entro pela porta de um

hotel verde que fica na

esquina

cruzo

o saguão

saio pela porta

dos fundos e

ali há um gato

cagando

absolutamente deliciado,

que me arreganha os

dentes.

 

Referências:

 

Em Inglês

 

BUKOWSKI, Charles. the insane always loved me . In: __________. Love is a dog from hell: poems, 1974-1977. Santa Rosa, CA: Black Sparrow Press, 1977. p. 140-141.

 

Em Português

 

BUKOWSKI, Charles. os insanos sempre me amaram. In: __________. O amor é um cão dos diabos. Tradução de Pedro Gonzaga. Porto Alegre, RS: L&PM, 2014. p. 137-138. (L&PM Pocket; v. 888)

Nenhum comentário:

Postar um comentário