Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 3 de julho de 2018

Adélia Prado - O reino do céu ‎

Com aquela verve que lhe é característica – amalgamando o sagrado e o profano –, a poetisa mineira propugna pela morte, seguida de outra vida, sem que tenha de estar, novamente, intimidada pelo medo de vir a se extinguir: tal seria o reino do céu, no qual se experimentaria, em revival, tudo o que, nesta vida, sedimentou-se em seu espírito.

 

Transparece, no texto do poema, aquele matiz sensualíssimo, a refletir o fascínio da poetisa com as particularidades mais viris de seu companheiro: cheiro que se impregna na camisa no portal, a limpeza da unha por meio de canivete, o hábito de passar um dia sem tomar banho e por aí vai...

 

J.A.R. – H.C.

 

Adélia Prado

(n. 1934)

 

O reino do céu

 

Depois da morte

eu quero tudo o que seu vácuo abrupto

fixou na minha alma.

Quero os contornos

desta matéria imóvel de lembrança,

desencantados deste espaço rígido.

Como antes, o jeito próprio

de puxar a camisa pela manga

e limpar o nariz.

A camisa engrossada de limalha de ferro mais

o suor, os dois cheiros impregnados,

a camisa personalíssima atrás da porta.

Eu quero depois, quando viver de novo,

a ressurreição e a vida escamoteando

o tempo dividido, eu quero o tempo inteiro.

Sem acabar nunca mais, a mão socando o joelho,

a unha a canivete – a coisa mais viril que eu conheci.

Eu vou querer o prato e a fome,

um dia sem tomar banho,

a gravata pro domingo de manhã,

a homilia repetida antes do almoço:

‘conforme diz o Evangelho, meus filhos, se

tivermos fé, a montanha mudará de lugar’.

Quando eu ressuscitar, o que quero é

a vida repetida sem o perigo da morte,

os riscos todos, a garantia:

a noite estaremos juntos, a camisa no portal.

Descansaremos porque a sirene apita

e temos que trabalhar, comer, casar,

passar dificuldades, com o temor de Deus,

para ganhar o céu.

 

A Sala do Céu

Burghley House

Stamford – Lincolnshire – Inglaterra

(Antonio Verrio: pintor italiano)

 

Referência:

 

PRADO, Adélia. O reino do céu. In: __________. Poesia reunida. 3. ed. São Paulo, SP: Siciliano, 1991. p. 124.

Nenhum comentário:

Postar um comentário