Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 29 de outubro de 2022

Pesquisas a um dia do segundo turno (29/10/2022)

Façam as suas apostas: qual a pesquisa, entre as abaixo apresentadas, ficará com os números mais aderentes ao que ocorrerá amanhã, data em que realizar-se-á o segundo turno das eleições presidenciais?

 

Impende reiterar o que se passa com os dados do supracitado quadro: trata-se de um cálculo conservador, mantendo na média final apenas aqueles dados que se situam na faixa da média da amostra e mais ou menos um desvio-padrão, isto para tentar neutralizar possíveis vieses dos institutos de pesquisa.

 

Como se observa, o montante de votos favoráveis a Lula em relação a Bolsonaro sofreu uma constrição em relação ao levantamento anterior, estando hoje na casa dos 4 (quatro) milhões de votos.

 

Mas vai aqui uma estimativa expedita: o percentual de votos no Bolsonaro é sempre uma dúvida, em razão de que os seus eleitores muitas vezes se recusam a externar a sua opção. No primeiro turno, entre os institutos que apresentaram pesquisas, o Atlas/Intel foi o que mais se aproximou ao percentual do precitado candidato, vale dizer, 41,1% (estimado) x 43,2 (real) dos votos totais, uma diferença, portanto, de 2,1%.

 

Nesse sentido, supondo que tal diferença se mantenha amanhã em favor de Bolsonaro, a média estimada no quadro abaixo subiria para 47,3%, o que reduziria o montante de votos entre os dois candidatos para algo da ordem de 1,3 milhão. Mais conservador ainda, adotando a hipótese de que o ex-presidente Lula vença o pleito amanhã, não me espantaria se a diferença final ficasse entre 0,7 milhão e 1,3 milhão de votos. Eis a minha bola de cristal! (rs)

 

Vejamos...


J.A.R. – H.C.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário