Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 23 de janeiro de 2021

José Miguel Silva - Queixas de um Utente

Nas palavras do usuário, a impressão de que age de um modo ético ou politicamente correto, a conselho de um profissional da medicina – pretendendo, com isso, “salvar o mundo” ou apenas ser feliz –, sem, contudo, ver resultados concretos provindos do seu modo de ser e de conduzir-se perante os confrades.

Talvez o falante esteja a comparar-se com os demais, que se comportam de uma forma menos atenta aos gravames que impõem à natureza – em face de um consumo pródigo de luz e água –, além de empregarem os recursos mais indignos para deixarem de recolher os impostos exigidos pela vida em sociedade. E assim caminha a humanidade, nem todos em sintonia com os princípios elementares da arte de bem viver!

J.A.R. – H.C.

 

José Miguel Silva

(n. 1969)

 

Queixas de um Utente

 

Pago os meus impostos, separo

o lixo, já não vejo televisão

há cinco meses, todos os dias

rezo pelo menos duas horas

com um livro nos joelhos,

nunca falho uma visita à família,

utilizo sempre os transportes

públicos, raramente me esqueço

de deixar água fresca no prato

do gato, tento ser correcto

com os meus vizinhos e não cuspo

na sombra dos outros.

 

Já não me lembro se o médico

me disse ser esta receita a indicada

para salvar o mundo ou apenas

ser feliz. Seja como for,

não estou a ver resultado nenhum.


Quatro olhos: curvatura do espaço-tempo

(Stefanie Heinze: pintora alemã)


Referência:

MIGUEL SILVA, José. Queixas de um utente. In: REIS-SÁ, Jorge; LAGE, Rui (Selecção, organização, introdução e notas). Poemas portugueses: antologia da poesia portuguesa do séc. XIII ao séc. XXI. Prefácio de Vasco Graça Moura. 1. ed. Porto, PT: Porto Editora, 2009. p. 2068.

Nenhum comentário:

Postar um comentário