Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

José Fernandes - Ano Novo?

Este poema, redigido no começo de 2008, fala-nos do desejo do poeta em permanecer vivo ainda por muito tempo, antes que as Parcas se lembrem de tomar-lhe a ficha em que registrados estão os seus dados, para, com isso, mantê-las distantes da tesoura que decepa a continuidade de sua história.

E veja o leitor que transcorreram ainda algo mais de dez anos até que, de fato, as Parcas viessem pôr fim aos dias do literato e poeta: afinal, faleceu ele em meados de fevereiro de 2018, deixando carente a crítica literária pátria de seus percucientes escólios, sobretudo em relação às obras dos grandes escritores da língua portuguesa.

J.A.R. – H.C.

José Fernandes
(1946-2018)

Ano Novo?

O ano passou e levou-me trezentos e sessenta
dias dos poucos que ainda me restam caminhar
pela ladeira a tecer os fios dessa rede de sonhos
e vida longa arrematando-se em nós górdios.

Que fazer para parar o tempo e retardar a tesoura
que já começa a fechar-se e distraí-la do fuso
a encher-se devagar sobre os olhos da parca
medindo o meio e o século a passar por mim?

Desejo que, em um momento de distração,
o vento carregue a minha ficha para longe
e embaralhe os fios na roca aos olhos átropos
que controlam os meus invernos outonais.

Enquanto isso, recolho o melhor vinho tinto,
perfumo minhas melenas, aproveito o dia
de hoje, pinto o sete e o het, porque não desejo
que a deusa, por hora, me diga: – Basta de viver!

(5.1.2008)

As Três Parcas
(Francesco de’ Rossi: pintor italiano)

Referência:

FERNANDES, José. Ano novo? In: __________. 50 poemas escolhidos pelo autor. Rio de Janeiro, RJ: Edições Galo Branco, 2009. p. 66. (Coleção ‘50 poemas escolhidos pelo autor’; v. 40)


Nenhum comentário:

Postar um comentário