Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Eduardo Castillo - Ano Novo

Castillo, poeta colombiano, a levar uma vida semelhante a “um romance medíocre e trivial”, ainda que experimente a passagem do ano apreensivo e atemorizado, espera que os próximos 365 dias lhe tragam, antes de tudo, no corpo da mensagem presa ao punho fechado, a paz tão desejada.

Deduz-se pelo teor do 12º verso deste soneto que o temor maior do poeta é a chegada da morte, pois o que haveria de ser a metáfora representada pela terra na bagagem carregada pelo novo ano?! Desse modo se passa na mente das pessoas que sofrem por antecipação: “A tristeza é assim!” (rs).

J.A.R. – H.C.

Eduardo Castillo
(1889-1938)

Año Nuevo

– Lo triste es así...
Peter Altemberg

Qué gran mensaje incógnito me traes, Ano Nuevo?
Qué bienes o qué males te han dado para mi?
Tu llegada me inspira temor. Y no me atrevo
a ahondar en tu mistério con ojo zahorí.

Un manto de ceniza sobre los hombros llevo;
mi vida es un romance medíocre y baladí,
y en mi jardin, dorado por el otono, muevo
los pies sobre hojas mustias. La tristeza es así.

Llegas a mí, Ano Nuevo, de lo desconocido
todo de incertidumbre y enigma revestido
y con el rostro oculto bajo un negro antifaz.

Si no me llega un poco de tierra en tu equipaje
y en tu cerrado puno me traes un mensaje,
que ese mensaje sea de paz. Dáme la paz.

En: “Los siete carrizos: prefacio interrumpido”

Pintura não nomeada
(Zac Retz: pintor norte-americano)

Ano Novo

– O triste é assim...
Peter Altemberg

Que grande mensagem incógnita me trazes, Ano Novo?
Que bens ou que males deram-te para mim?
Tua chegada inspira-me temor. E não me atrevo
a mergulhar em teu mistério com olho de adivinho.

Um manto de cinzas sobre os ombros levo;
minha vida é um romance medíocre e trivial,
e em meu jardim, dourado no outono, movo
os pés sobre folhas murchas. A tristeza é assim.

Chegas a mim, Ano Novo, do desconhecido,
todo de incerteza e de enigma revestido
e com o rosto oculto sob uma negra máscara.

Se não me chega um pouco de terra em tua bagagem
e em teu punho fechado trazes-me uma mensagem,
que essa mensagem seja de paz. Dá-me a paz.

Em: “Os sete juncos: prefácio interrompido”

Referência:

CASTILLO, Eduardo. Año nuevo. In: __________. Obra poética. Bogotá, CO: Imprenta Nacional, 1965. p. 140. (Edición del Ministerio de Educación)


Nenhum comentário:

Postar um comentário