Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Yeda Prates Bernis - Arquitetura

A escritora e literata mineira celebra o poder transformador da arte e da palavra, enaltecendo a criação poética em suas múltiplas dimensões – arquitetônica, filosófica, geográfica, corporal e mecânica –, não somente um simples objeto literário, mas uma entidade viva, complexa e plena de significados, a conectar o humano com o divino, o terreno com o celestial, o individual com o universal.


Verdadeiro umbral que dá acesso ao desconhecido, à expansão da percepção, o poema atua como uma lente através da qual podemos vislumbrar as dualidades fundamentais de que se compõe a realidade, quer no plano externo quer no interno, neste último caso, ao se converter numa forma de cartografar as profundezas da alma humana, explorando tanto as suas superfícies mais calmas quanto os seus impetuosos “vulcões”.

 

Entregar-se incondicionalmente ao exercício da Lírica constitui, por conseguinte, uma experiência tanto física quanto emocional: ao manifestar-se por meio da linguagem – esse recurso simbólico que organiza pensamentos, emoções e significados, conectando sujeitos e mundos –, o poeta finda por transformar o poema num catalisador de mudanças, embebendo-o com os nossos esforços mais sublimes, nossos pesares, nossas paixões.

 

J.A.R. – H.C.

 

Yeda Prates Bernis

(n. 1926)

 

Arquitetura

 

O poema

e sua arquitetura:

portas e janelas

abertas ao infinito.

 

O poema

e sua filosofia:

vislumbra no vitral,

o Ser e a Coisa.

 

O poema

e sua geografia:

mapeia oceanos

e vulcões de emoção.

 

O poema

e seu corpo:

suor e lágrima

entre vogais e consoantes.

 

O poema

e sua maquinação:

asperge estrelas

no humano coração.

 

Catedral de Salisbury vista dos prados

(John Constable: pintor inglês)

 

Referência:

 

BERNIS, Yeda Prates. Arquitetura. In: __________. Cantata: antologia poética. Belo Horizonte, MG: Ed. da autora, 2004. p. 42.

Nenhum comentário:

Postar um comentário