Alpes Literários

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UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Martha Medeiros - 169. há pessoas que perdem os óculos

É sobre a perda, em suas múltiplas facetas, que a poetisa se põe a refletir: por meio de situações quotidianas e metafóricas, ilustram-se os modos pelos quais as pessoas podem privar-se de diversas coisas em suas vidas, desde objetos físicos – como “os óculos, o emprego, o ônibus” –, até elementos de jaez emocional ou que tais – a exemplo dos relacionamentos interpessoais ou do suporte de valores e princípios.

 

A perda, decerto, é um processo inevitável em nossas frágeis existências, atingindo-nos em diferentes formas e magnitudes: algumas são mais brandas – como perder um isqueiro –; outras mais trágicas, profundas e irreparáveis – como no caso de uma mãe que perde o seu filho.

 

Mas nada mostra-se mais drástico – consignemos num aparte – do que a perda da memória pelo Mal de Alzheimer, porque se decepa a flor da correspondente haste que lhe trouxe à vida, desenraizando irreversivelmente a árvore que provia bons frutos para longe de nossa presença, a um desterro de silêncio e de dor.

 

J.A.R. – H.C.

 

Martha Medeiros

(n. 1961)

 

169. há pessoas que perdem os óculos

 

há pessoas que perdem os óculos

o emprego, o ônibus, o fígado

rompem contratos, noivados

perdem a estreia do teatro

há pessoas que perdem a viagem, os amigos

rompem o nervo ciático

perdem a cabeça, a deixa, a memória

faturam cachês minguados

há pessoas que perdem dinheiro, fazenda, anéis

a missa das seis

rompem a noite atrás de motéis, de mulheres

que perdem o vestido, a calcinha, o pudor

há pessoas que perdem o valor, o isqueiro

perdem o lugar, o sono, o poder

corrompem o amor, perdem sua vez

há mães que perdem seus filhos

então não há mais nada a perder

 

Em: “De Cara Lavada” (1995)

 

A mulher perdida

(Mebarki Imene: artista argelo-belga)

 

Referência:

 

MEDEIROS, Martha. 169. há pessoas que perdem os óculos. In: __________. Poesia reunida. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013. p. 122-123. (Coleção ‘L&PM Pocket’; v. 165)

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