Alpes Literários

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UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 31 de março de 2024

José Lezama Lima - Sobre uma gravura de alquimia chinesa

Detive-me aqui a especular que o poeta cubano talvez desejasse pôr em relevo, mediante estas descritivas linhas, as distinções entre o alquimista do Ocidente – que investiga, sobretudo, formas de se produzir ouro a partir da transmutação de outros metais –, e aquele que, no Oriente, na China em particular, empenha-se mais em obter elixires, com o fim último de se tornar imortal, ou, pelo menos, granjear saúde, longevidade e sabedoria.

 

Nos dias que correm, pode-se tomar a alquimia como uma espécie de metáfora para o processo de autorrealização e de renascimento anímico de cada ser humano, levando-o a um nível superior de consciência e de refinamento do espírito, ou seja, autêntica ascese de um plano tão apenas material a um outro mais elevado, em união com o seu princípio divino.

 

J.A.R. – H.C.

 

José Lezama Lima

(1910-1976)

 

Sobre un grabado de alquimia china

 

Debajo de la mesa

se ven como tres puertas

de pequeños hornos,

donde se ven piedras y varas ardiendo,

por donde asoma el enano

que masca semillas para el sueño.

Encima de la mesa

se ven tres cojines grises y azules,

en dos de ellos hay como figuras geométricas

hechas con huevos irrompibles.

Al lado un jarrón sin ornamento.

Pedazos de leña por el suelo.

Un hombre curvado con una balanza

pesa una cesta de almendras.

La varilla de ébano

alcanza de inmediato el fiel.

El hombre que vende

teme a los tres pequeños hornos

que se esconden debajo de la mesa.

Por allí deben salir

las figuras esperadas

que vendrán cuando el pesador

logre el centro de la canasta.

A su derecha el hombre que contempla

absorto al pesador,

juega con unos pájaros.

 

Gravura chinesa

(Autoria desconhecida)

 

Sobre uma gravura de alquimia chinesa

 

Debaixo da mesa

há três portas

de pequenos fornos,

onde se veem pedras e varetas em chamas,

por onde assoma o anão

a mastigar sementes soníferas.

Sobre a mesa

encontram-se três almofadas cinzentas e azuis,

duas das quais com figuras geométricas

compostas por ovos inquebráveis.

Ao lado, um jarro sem adornos.

Pedaços de lenha pelo chão.

Um homem curvado sobre uma balança

pesa uma cesta de amêndoas.

O ponteiro de ébano

atinge de imediato o fiel.

O homem que vende

inquieta-se com os três pequenos fornos

escondidos debaixo da mesa.

Por ali devem sair

as esperadas figuras que hão de surgir

assim que o pesador

conseguir equilibrar a canastra.

À sua direita, o homem que contempla

absorto o pesador,

brinca com alguns pássaros.

 

Referência:

 

LIMA, José Lezama. Sobre un grabado de alquimia china. In: __________. José Lezama Lima. Selección y nota introductoria de David Huerta. México, D.F.: UNAM (Coordinación de Difusión Cultural - Dirección de Literatura), 2007. p. 29. Disponível neste endereço. Acesso em: 28 mar. 2024.

 

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