Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Jorge Padilha - Lied para Moussorgsky

O poeta paulista dedica este poema ao compositor russo Modest Moussorgsky (1839-1881), conhecido por suas óperas – “Boris Godunov”, em especial – e pelo ciclo para piano “Quadros de uma Exposição”: as palavras, nos versos, fluem tanto com um sentido de canto – deduzível ao termo “lied” do título –, quanto de um empenhar-se numa valsa ou numa insinuante “dança com a noite no ventre” – noite, presume-se, conotada à morte em trânsito pelo sono.

Tem-se um retomar de rotina, de um ciclo diário, como se voltando a vida se estivesse depois de longa deambulação no inerte, com desembaraçada imersão no frenesi do quotidiano. Enquanto isso, a morte gesta no “ventre” do falante, à espera do momento no qual, mais uma vez, possa dar passos de ensaios, de exercícios, de adestramentos para uma peremptória “exposição”.

J.A.R. – H.C.

 

Jorge Padilha

(n. 1964)

 

Lied para Moussorgsky

 

uma dança com a morte

antes do café da manhã

antes do corpo deixar-se

levar pelo dia em alerta

um minueto um minuto

uma vênia um floreio

de pés mão a mão uma valsa

um lied na água fervente

misturando esse pó

solvendo-se enquanto

a saliva me pede outra vez

uma dança com a noite

no ventre

 

Modest Moussorgsky

(1839-1881)


Referência:

PADILHA, Jorge. Lied para Moussorgsky. n: DANIEL, Claudio; BARBOSA, Frederico (Organização, Seleção e Notas). Na virada do século: poesia de invenção no Brasil. São Paulo, SP: Landy, 2007. p. 326.

Nenhum comentário:

Postar um comentário