Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 28 de outubro de 2018

João Guimarães Rosa - Gargalhada

De um livro de poemas anterior a suas grandes obras – como “Sagarana” (1946) ou “Grande Sertão: Veredas” (1956) –, nomeadamente “Magma”, de 1936, este poema já permitia antever a capacidade criativa de Rosa, tratando o tema da separação como uma “tortura predestinada”, razão de se ter rido internamente de toda a cena, ainda que já com os olhos a lagrimar.

É o efeito a contrário senso daquela composição dos anos 90, interpretada pela cantora Tetê Espíndola, de autoria do esposo Arnaldo Black e de Carlos Rennó, a afirmar que ela e o amado juntaram-se por um amor que “estava escrito nas estrelas”, um “caso do acaso bem marcado em cartas de tarô”.

Diferenças entre as hipóteses?: a separação predestinada de Rosa pertence à noite dos tempos, quando a inexperiência dos Deuses ainda não havia criado o mundo. Então o que terá ocorrido? Quando se tornaram experientes, os Deuses criaram o mundo e deixaram, sem querer, a predestinação correndo solta? Ou os Deuses, mesmo na inexperiência, criaram o mundo e, de forma deliberada, deixaram a “tortura predestinada” virar um atropelo nos pensamentos e sentimentos dos amantes, permitindo-nos concluir, se verdadeira tal hipótese, que os Deuses seriam sádicos?! Mas percebamos no que deu: o escritor-poeta se ri disso tudo. Seria ele algo masoquista?! (rs)

J.A.R. – H.C.

João Guimarães Rosa
(1908-1967)

Gargalhada

Quando me disseste que não mais me amavas,
e que ias partir,
dura, precisa, bela e inabalável,
com a impassibilidade de um executor,
dilatou-se em mim o pavor das cavernas vazias...
Mas olhei-te bem nos olhos.
belos como o veludo das lagartas verdes,
e porque já houvesse lágrimas nos meus olhos,
tive pena de ti, de mim, de todos,
e me ri
da inutilidade das torturas predestinadas,
guardadas para nós, desde a treva das épocas,
quando a inexperiência dos Deuses
ainda não criara o mundo...

A Separação
(Edvard Munch: pintor norueguês)

Referência:

ROSA, João Guimarães. Gargalhada. In: __________. Magma. Desenhos de Poty. 2. reimpressão. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1997. p. 91.

Nenhum comentário:

Postar um comentário