Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 30 de outubro de 2018

A. C. Jacobs - N.W.2: Primavera

Em Londres, mais precisamente em um bairro localizado a noroeste da metrópole – próximo ao local onde se localiza o “Gladstone Park” –, o poeta escocês de origem judaica aspira, do ambiente à volta, as sensações que lhe insufla ao espírito a poesia, amalgamada à pura tangibilidade das coisas.

É a primavera que afugenta os últimos vestígios invernais, fazendo brilhar a luz do sol sobre a urbe: esse evento cíclico da natureza passou pela pena de grandes escritores e poetas britânicos, que teceram elogios à beleza da buganvília em terras inglesas, tornando-a ainda mais atraente sob a estação das flores.

J.A.R. – H.C.

A. C. Jacobs
(1937-1994)

N.W.2: Spring

The poets never lied when they praised
Spring in England.
Even in this neat suburb
You can feel there’s something to
their pastorals.
Something gentle, broadly nostalgic, is stirring
On the well-aired pavements.
Indrawn brick
Sighs, and you notice the sudden sharpness
Of things growing.
The sun lightens
The significance of what the houses
Are steeped in,
brightens out
Their winter brooding.
Early May
Touches also the cold diasporas
That England hardly mentions.

Jardins da Catedral de St. Paul
(Nick Andrew: artista inglês)

N.W.2: Primavera

Os poetas jamais mentiram quando teceram elogios
À primavera na Inglaterra.
Mesmo neste arrumado subúrbio
Pode-se sentir que há algo para
as suas pastorais.
Algo deferente, em geral nostálgico, agita-se sobre
As calçadas bem ventiladas.
Os discretos tijolos
Suspiram, permitindo que se perceba a súbita nitidez
Das coisas a crescer.
O sol clareia
O significado daquilo em que as casas
Estão imersas,
banhando em luz
O seu inverno melancólico.
O início de maio
Também afeta as frias diásporas
A que a Inglaterra dificilmente faz menção.

Referência:

JACOBS, A. C. N.W.2: spring. In: BENSON, Gerard; CHERNAIK, Judith; HERBERT, Cicely (Eds.). Best ‎‎poems on the underground. 1st. publ. London, EN: Weidenfeld & Nicolson, ‎‎2009. p. 137.

Nenhum comentário:

Postar um comentário