Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Carpinejar - Há homens...

Extraído de um enredo que abaixo transcrevo, o poema desta postagem revela-se-nos como de autoria de uma das cinco Marias – nomeadamente a mãe das outras quatro –, a evidenciar o quanto o quotidiano pode desgastar qualquer relação conjugal, transformando a fidelidade num peso.

A hipotética genitora dirige o seu discurso à “espécie” masculina, e não apenas ao seu esposo, fazendo emergir suas percepções de como os homens exibem os seus desdouros, que aos poucos calam fundo na alma feminina, em indeléveis pensamentos. A outros pensamentos, todavia, a memória já não tem mais acesso...

J.A.R. – H.C.

31 de outubro de 20145       *************      42 DIÁRIO DO SUL

MULHER ENTERRA
MARIDO NO PÁTIO

Ex-secretário de Saúde é encontrado
morto em sua casa

São Leopoldo – Uma tragédia marcou o bairro Morro do Espelho, na noite de ontem. A poeta Maria de Fátima Ossian, 45 anos, enterrou seu marido no pátio. Segundo informações da 1ª DP, Maria de Fátima teria ocultado o médico psiquiatra e também escritor Mauro Ossian, 70 anos, ex-secretário de Saúde do município, no quintal de sua residência. Escavações localizaram o corpo do psiquiatra, envolvido em um cobertor. Ele acabou de ser retirado às 21h, mas a causa de sua morte no Instituto Médico Legal é dada como natural. A comunidade ficou abalada com o incidente. Dezenas de moradores acompanharam a remoção da vítima. Professora de música aposentada e autora do livro Última Pedra, Maria de Fátima demonstra não se lembrar de nada, sofrendo de amnésia temporária. Desesperada, gritava que não era seu marido que estava ali, mas os livros da casa. Um exame de sanidade indicará seu destino até a solução do caso. De acordo com a vizinha Ana Coimbra, a mãe e as quatro filhas eram conhecidas como “Cinco Marias”. Não saíam de casa há mais de 60 dias. Um anuário está entre as provas, com passagens escritas por todas as integrantes da família. A polícia atendeu as jovens, que confirmaram a visão materna de que a biblioteca havia sido enterrada. O delegado Martins Monteiro considerou estranha a prática de um diário coletivo, o que dificulta a identificação da verdadeira autora. Cogitou a possibilidade de o grupo pertencer à seita Doce Fim, que anuncia o Juízo Final para dezembro. Informações de parentes desmentem qualquer ligação com a religião. (CARPINEJAR, 2010, p. 119)

Fabrício Carpi Nejar
(n. 1972)

Há homens...

Há homens que comem e limpam
o suor ao mesmo tempo.
Há homens que têm paz ao mastigar.
Há homens que transam, tombam no canto
e resmungam sonhando.
Há homens inflamáveis,
movidos a querosene e ódio.
Há pensamentos que a gente não esquece
e não recorda.
A fidelidade pode ser cansaço.

Três Homens Jantando
(Talbot Hughes: pintor inglês)

Referência:

CARPINEJAR. Há homens que comem e limpam. In: __________. Cinco Marias: poemas. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2010. p. 41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário