Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 9 de julho de 2017

Bianca Lafroy - Entende o que estou dizendo?

Primeiramente, uma rápida resenha sobre a biografia do autor deste poema, nascido em Curitiba (PR): trabalhou ele nas ruas como travesti, sendo que, desde 2015, tem apresentado o seu transpoema “Embrulho líquido” em espetáculos realizados em cruzeiros turísticos pela América Latina (CALCANHOTO, 2017, p. 128).

Bem! Agora vou tentar sumariar o que “entendi” do poema de Bianca (rs): há suficiente acento sexual em seus versos, de tal sorte a sublinhar o quanto o feminino, sendo passivo, encontra-se na condição de sofrer eventual dor com a penetração.

Dar e dor, é claro, não têm semelhantes raízes etimológicas: enquanto “dor” derivou do latim “dolor”, “dar” derivou do latim “dare”. Como classes gramaticais, um é verbo (“dar”), e o outro é um substantivo comum (“dor”).

Mas como o ato sexual é uma ação na qual o polo ativo torna-se propenso a produzir dor, segue-se, necessariamente, que somente um verbo seria melhor capaz de caracterizá-lo: então, das duas palavras sobra uma apenas ao etimólogo, valer dizer, “dar”!

Contudo, uma pergunta derradeira: seria mesmo esse o sentido que o evangelista João pretendia atribuir às palavras mencionadas por Bianca, o da “masculinidade” subjacente aos verbos? Ou tudo não passaria de mera glosa incidental? Os hermeneutas que o digam...

J.A.R. – H.C.

Bianca Lafroy
(n. 1985)

Entende o que estou dizendo?

Entende o que estou dizendo?
Dar é feminino de dor.

O etimólogo
que persegue palavras
(dando proteína
para a filosofia)
dirá que não.

DAR É VERBO.
Verbo é masculino.

Entende o que estou dizendo?
É másculo dizer “no princípio
era o verbo”.

Duas Figuras na Paisagem
(Cecil Brown: pintora inglesa)

Referência:

LAFROY, Bianca. Entende o que estou dizendo? In: CALCANHOTO, Adriana (Org.). É agora como nunca: antologia incompleta da poesia contemporânea brasileira. 1. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2017. p. 97.

Nenhum comentário:

Postar um comentário