Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 4 de dezembro de 2016

Sobre a Lava Jato e as Manifestações deste Domingo (4/12/2016)‎

Vai aqui uma breve reflexão acerca das manifestações de hoje, em defesa da operação Lava Jato (LJ).
Primeiramente, é bom que se diga que o Congresso Nacional está infestado por partidos de todos os matizes que se encontram encalacrados na LJ – todos eles tramando pelo fim da operação –, varrendo todo o espectro da direita à esquerda, sem exceção!
Aliás, como se haveria de entender a ironia empregada pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, há alguns dias, em relação ao juiz Moro, quando, com todas as letras, afirmou que “não se combate crime cometendo crime!”?
Ou será que Mendes terá confrontado o magistrado paranaense com o espírito desvestido de segundas intenções? Claro que não: ele estava – e está! – defendendo a espécie tucana, componente desse bestiário político!
Mas vai aqui um juízo que se alinha, embora pela via de outros fundamentos, com a intenção do ministro em pôr fim à operação: também penso que a LJ já deveria ter acabado há muito tempo, por um simples raciocínio de ordem econômica! Ela não se paga! Afinal, a referida operação tem o potencial para provocar danos da ordem de bilhões na Economia, com retornos pífios na escala dos milhões! Pergunte-se a qualquer especialista no âmbito da Análise Econômica do Direito, e ele vai nos dar razão!
Além do mais, como a corrupção é endêmica no país – sabe-se lá quando terá começado e quando acabará! –, e considerando os resultados da Economia obtidos, pelo menos, nas últimas duas décadas, teria sido melhor haver deixado tudo como no status quo ante.
Ou alguém imagina que a LJ terá o condão de encerrar as fileiras da corrupção neste Pindorama? Ora ora: ordene-se que o Moro vá até a Itália para constatar se tal ocorreu por lá, depois da denominada “Mãos Limpas”, tão endeusada pelo magistrado curitibano...
E agora ficam os procuradores e o Moro fazendo “beicinho” porque o Congresso quer impor freios e sanções às ações ilícitas por eles praticadas nos últimos anos!... Que cantem em outras freguesias!
J.A.R. – H.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário