Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 18 de dezembro de 2016

António Salvado - Anunciação

O poeta se compraz em conceber noutros termos, menos descritivos e mais poéticos – não exatamente semelhantes, portanto, aos registrados nas Escrituras –, a cena em que o arcanjo Gabriel teria anunciado a Maria que ela geraria o Senhor, ou melhor, Jesus Cristo.

Salvado vislumbra Maria como a “nobre filha do seu próprio filho”, pois, como imagino, sendo Cristo a fonte de vida, essência mesma da divindade, Maria seria, por conseguinte, criação que dele dimana. Afinal, o que significaria uma asserção como: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!”? (João 8:58). Daí se justifica o inspirado corolário deduzido pelo poeta, outorgado à elocução do arcanjo: “eis-me perante a Vida anunciando a Vida!”.

J.A.R. – H.C.

Antônio Salvado
(n. 1936)

Anunciação

Põe o teu véu: quero falar contigo.
Eis-me perante ti, ainda carregado
da saudade dos anjos meus iguais.
Perde esse espanto em tua face meiga:
escuta. É grande o peso das palavras
que a minha boca tem para dizer-te.
Foste a escolhida, ó livre de pecar,
foste a eleita, a folha que não cai
e todos os outonos atravessa pura.
Tu és a flor suave da beleza,
a esperança no futuro, a fonte, o mar...
O Senhor é contigo, ó bem aventurada:
não temas pois meus lábios, ó pacífica.
A minha voz não tem essa evidência
da claridade em tua face virgem
que, perturbada, ouve o pensamento:
eu estou cansado; o sofrimento é teu...
Em verdade, o caminho é só de quem
o faz: venho de longe, indefinido, incerto,
mas tu permaneceste em todo o sempre.

Serás a nobre filha de teu filho,
a solidão vencida, o amor do próximo:
no teu ventre de luz começa o mundo,
nas tuas mãos a benção da justiça.

Porque era tempo que a bondade fosse,
porque era tempo que reinasse a paz,
porque era tempo que o amor surgisse,
eis-me perante ti, anunciando o dia,
eis-me perante a Vida anunciando a Vida!

Em: “Cicatriz” (1965)

Anunciação
(Charlotte E. Babb: pintora inglesa)

Referência:

SALVADO, António. Anunciação. In: __________. Obra I: 1955-1975. Coimbra, PT: A Mar Arte, 1997. p. 126.


Nenhum comentário:

Postar um comentário