Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Afonso Félix de Sousa - Cântico da Anunciação

Um poema que veio assim de forma “tão caudalosa” ao poeta, saturado de estados oníricos, meio ao estilo nietzschiano do Zaratustra, mas certamente o canto de anunciação do fim do homem – ou dos homens – que ele foi.

Ao mesmo tempo, vislumbra-se um estado de natalidade para os tempos vindouros que os olhos do poeta hão de contemplar: outra será a sua história e outro será o seu nome a calcinar no ouvido, seja pelo devir cósmico ilimitado, seja por força e graça do poder avassalador do próprio poeta.

J.A.R. – H.C.

Afonso Félix de Sousa
(1925-2002)

Cântico da Anunciação

Vozes não mais de homens. Ventos unindo a terra e o céu
num só gemido, sons imemoriais da fonte
onde a dor germina e choram bocas invisíveis.
Sem degraus, cercada pelos abismos que dentro de mim
se formaram, a colina a sustentar o santuário
de quanto amei e é morto. E foi em meu sangue, no espesso
mar da carne os instantes que vivi mais puros
acordaram ilhas, maravilhas ao sol e à poesia.

Em quatro direções, o vento. Em quatro estações,
o tempo. E eu – preso aos rochedos, e eu – ébrio do nunca
ao meu alcance
e escravo de irreais estrelas, a ouvir e repetindo
ressonâncias de almas partidas em espumas.

Com a força do sangue tocasse eu
a presença redentora dos anjos,
a em pedras, frutos da eternidade das coisas,
se converteriam. Tão pobre, e ser divino.

Tão forte, e ser o desespero de meus pais, o pranto
de meus filhos, o primeiro e o último poeta.
Tão frágil! pois era eu a substância de argila e lágrima
com que os deuses modelavam um outro deus
– e incompleto o abandonaram.

Do sonho não se salvaram minhas asas, e é tão longe
o além, e é tão alto o amor! Flores – bem que as colhi –
mas ao amanhecer se foram em saudades
que ainda fecundam espinhos no chão, no corpo.
Palavras que me ensinaram, pensamentos
a se estenderem por meu coração, onde o amor arde
em túmulos.
Que mais dizer? Ser alguém a regressar
do mergulho no pungente e sanguíneo oceano
e tudo ter ouvido dos cavalos da loucura
e do desejo. E nada mais cantar, que muito dói
a lâmina do verso. Olho: a sufocar o canto dos pássaros
sou eu a voz da carne, os gestos com raízes no lodo.
Mas – vejo – sou eu também o pássaro
frustrado no seu canto.

Não fora minha vida. Ah, não fora a vida
mar sem margens e sem fundo, e eu incerto veleiro
batido por dois ventos. Deus profanado
a projetar nos lagos do amor a sombra do vencido,
e a imagem, sob a luz, já não recorda o anjo
nem o menino. Da pedra que já fui sou a exilada alma,
de mim nasceram árvores e os rios me banhavam e
os ventos com falas de irmã
choravam-me o tédio da paisagem humilde e única.
Disperso em sons da flauta, chorei no peito
de errantes pastores.
E agora,
que acordei do sono de mil séculos;
e agora,
que velho aqui cheguei, mutilado em guerras
a que não fui, música ao meio partida pelo silêncio;
e agora,
como completar-me?

Buscar-te, céu impassível. De ti e do esquecimento
cai a chuva, e entre tantas palavras
em meu segredo, mudo, me segrego.
E quantas vezes, Poesia,
te encontrei e foste amor e foste sentimento e foste
perdição em rastos de anjo e de serpente!

E quantas vezes
me ergui erguendo as inúteis asas que acordaram do sonho
na antevisão de teus domínios, no além
que minhas mãos de espera e carne não atingem!
Onde, deuses ou vazio imponderável, que reinais
além da mais longe estrela, onde o impossível
que criei, para que depois me criasse?

Filha, mãe, esposa – bendito fruto do ventre
do meu desamparo de cego sem árvores nem lágrimas.
Desceste, imagem querida, mas não podia eu
decifrar o doce enigma a cintilar entre espinhos
e era surdo meu coração à música das formas.
Chegaste – tão bem caberia o nebuloso corpo
entre meu corpo e a ilha de meu exílio, mas se dormes
passiva ao sonho meu, também pastoreias nuvens
jamais tocadas pelo segredo dos pássaros.

Sombras de minha alma que se salvou na perdição,
cristais sem brilho do amor, à essência retornai.
A meu lado pousasses, forma ausente, como na tarde
um barco
singrando o pensamento. E ai, olhar de criança,
mão de mãe nos meus cabelos – e
amar não poderia.
Será o demônio a pulsar no âmago das coisas,
deus de sede invencível, ou o pungitivo sono
de alguém que não nasceu?

Palpitante e dolorosa matéria, rio amargo
a escorrer nas horas mais doces. Em vão espumas do azul
semeio no coração; de novo ao teu apelo, ó carne,
se erguerá de mim quem sou, e serei o noturno, o
bêbedo, o perdido.

Sou eu – e aqui vim,
pobre de mim, ser prisioneiro do meu íntimo.
Buscar-me em carne e poesia, e em meus vestígios lançar,
caçador no pântano, os violentos cães do instinto.
Ah, eu
outro sono habitei, uma treva que não essa
conheci.

Lembrança alguma palpitasse, nenhum relógio
marcasse as horas e as janelas do tempo a despedir-se.
Ser teu, plenitude imensa, ao mundo misturar-me,
ser árvore entre árvores, mar respondendo ao mar, poesia
no meu canto – e entanto ser eu mesmo.

No corpo que viesse recolher a alma e com a alma
recompor o corpo e nele morrer para depois nascer.
Nascer, outro nascer – e ser eu mesmo.
No indevassável, cantando a infância,
sem possibilidade de retorno.

Escuto. Sou eu chorando, sou eu no ventre de Eva
chorando. Procuro. Que dor! e atravessei os séculos.
E em vão as idades tateio, de todas as paredes
escorre o mesmo rio oleoso que me inunda o peito
de meus próprios lamentos.

Mas vejo.
Não anjo ofuscando todas as possíveis luzes. Vejo.
Estrela, não. Quão fundamente vejo! Não uma luz,
mas vejo. Abram-se as portas que me trancaram
dentro de mim. Abram-se os túmulos, e sairei entoando
o canto que há de acordar o dia sem crepúsculo.
Não o desenhar de um corpo, não a esperada
que na praia do amor espera por meu corpo. Não flores
que tarde viessem colorir as histórias que vos contei
e eram a minha história. Ah, fosse Deus, ante as cortinas
que encobrem o que é mais negro em mim, a chorar
o que não choro.

Tão claramente vejo, que as palavras resvalam
num deserto súbito. Fossem os homens – enfim apagadas
as linhas e as montanhas – dançando na planície irmã...
Que belo, enfim descubro, os olhos que de anjo foram
e foram
de demônio. Com eles vejo, com eles me vejo, e tão
definitivo! Outra será minha história. Outro, meu nome
a calcinar no olvido. Brilha, visão amiga.
Devastadoramente brilha, fumo do que serei, até que
incendeie
o sol, e as estrelas à luz mais forte caiam. Até que se destrua
aquele que fui eu, aqueles que foram eu
– e a tudo eu destrua.

A Anunciação
(Charles François Poerson: pintor francês)

Referência:

FÉLIX DE SOUSA, Afonso. Cântico da anunciação. In: __________. Do sonho e da esfinge. 2. ed. Rio de Janeiro, GB: Orfeu, 1967. p. 69-75.


Nenhum comentário:

Postar um comentário