Alpes Literários

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UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Paulo Henriques Britto - Sete Estudos para a Mão Esquerda: II

Em “Sete Estudos para a Mão Esquerda”, o poeta e tradutor carioca discorre sobre o soneto, em meio a ponderosas reflexões metalinguísticas: são, de fato, sete sonetos com formatação invertida – ao invés de 4-4-3-3, tem-se 3-3-4-4, a exemplo do abaixo transcrito.

O soneto selecionado expressa a ideia de que o seu autor pretende exaltar a lembrança de uma determinada tarde. Mas quando passa dessa ideia à redação propriamente dita do poema, o que se modifica é a própria ideia, subjugada aos conformes da inspiração e do trabalho poético.

Ao final, o poeta reconhece que, desde o início, tratava-se de causa perdida: seu afã de celebrar a graça de uma tarde resultou frustrado. Com a mão esquerda, terá ele contemplado a beleza de ponta-cabeça.

J.A.R. – H.C.

Paulo Henriques Britto
(n. 1951)

Sete Estudos para a Mão Esquerda

II

Tento dizer: a tarde tem o tom
exato de outra tarde que conheço,
mas qual? (Mas neste instante escuto o som

de uma outra voz, que é minha e desconheço,
e o que ela diz é belo, é certo e é bom.
Mas o que digo assim não reconheço.

É como um deus de bolso, esta presença
que o próprio gesto de negar evoca.
A voz é dela, embora me pertença
a música. E mais a mão que a toca.)

Naturalmente, enquanto isso a tarde
se apaga, anêmica, despercebida,
e vem a noite, com seu negro alarde.
Desde o começo a causa era perdida.

Uma Xícara de Chá
(Pierre-Auguste Renoir: pintor francês)

Referência:

BRITTO, Paulo Henriques. Sete estudos para a mão esquerda: II. In: ARIJÓN, Teresa (Coord.). Puentes / Pontes. Antología bilingüe / Antologia bilíngue. Poesía argentina y brasileña contemporánea / Poesia argentina e brasileira contemporânea. 1. ed. Buenos Aires, AR: Fondo de Cultura Económica, 2003. p. 480.

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