Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Modelo Esotérico-Matemático - Fim do 1º Turno do Brasileirão 2016

Prezado(a)s amantes do futebol,

1. Foi-se o primeiro turno do Brasileirão 2016, na série “A”. Vai aqui, por conseguinte, uma projeção para o final, considerando o fato de que, neste momento, Grêmio e Botafogo têm um jogo a menos.

2. Os números apontam queda vertiginosa no desempenho do Internacional que, apesar de não aparecer no rol abaixo, relativo a rebaixamento – haja vista que nele estão listados os times em ordem inversa de classificação na disputa –, apresenta chance média de cair, considerados os ‘sites’ ali mencionados, da ordem de 30% a 40%. Também pudera: nas últimas dez rodadas, sete derrotas e três empates, ou seja, aproveitamento de 10%.

3. No outro lado, surge o Atlético-MG, com um aproveitamento excepcional de 83,3% nas mesmas dez rodadas, equivalentes a 25 pontos de 30 possíveis: se me for permitido um aparte, diria que o time das alterosas aparece como favorito ao título, e não só porque o M.E.M. o coloca neste momento no topo da projeção, mas principalmente pelo futebol envolvente que vem praticando, com ressalvas apenas para o seu sistema defensivo, meio lento nas reações de combate.

4. Aliás, quanto a esse mister, é meritório o desempenho do Atlético-PR ao longo do mesmo número de rodadas, pois tomou apenas cinco gols, distintamente das defesas da Chapecoense (20) e do Cruzeiro (18), as mais vazadas nesse ínterim.

5. Quanto aos ataques, Santos (21) e Atlético-MG (20) estão na dianteira, enquanto América-MG (3), Figueirense (6) e Santa Cruz (7) são os mais fracos ofensivamente.

6. Um rápido esclarecimento: como a projeção do M.E.M. resultou em totais de pontos muito próximos ao final do certame, resolvi apresentá-los com uma casa decimal. Assim, percebe-se o quanto a competição está indefinida, quer na parte de baixo – onde o Internacional já começa a despontar –, quer na de cima, a apresentar diferença de apenas 4,6 pontos entre o primeiro e o sexto colocados, isso num momento em que ainda há 3 x 19 = 57 pontos em disputa, vale dizer, menos de 10% de margem, circunstância que torna perfeitamente possível uma reviravolta de posições no topo da tabela.

Um abraço a todo(a)s,

J.A.R. - H.C.

Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário