Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 16 de agosto de 2016

José Gomes Ferreira - Cinzas (Excertos)

“Nós somos feitos da matéria dos sonhos e nossa vida está envolta em um sono”, afirma Shakespeare em “A Tempestade”, pela voz de Próspero: é nesse mundo incerto, de divagações e fingimentos, que o poeta navega em “mar absoluto”...

Ferreira percebe a natureza terrena da poesia, assim como a sua finitude, embora entenda que é bem melhor não se saber como um poema acaba. Esse término configuraria um extremo, pela senectude da linguagem no avançar do tempo – tal como uma estrela que se apaga no firmamento – ou, distintamente, talvez quisesse o poeta se referir à forma como será ele tratado ou interpretado ao atingir a outra margem a que se destina: o leitor...

J.A.R. – H.C.

José Gomes Ferreira
(1900-1985)

Cinzas (Excertos)

I

A Poesia tem pés de terra.

Quando a atiramos para o céu
fica só e transida
no meio das estrelas
– a chorar com saudades dos homens
e da morte.

II

Que bom não saber como um poema acaba!
(...nem que sol segreda
o fio de baba
dos bichos-da-seda.)

Apenas palavras que se buscam no papel
com astros dentro famintas de encontrar
o ilógico da Outra Voz que por acaso revele
o avesso da sombra a fingir de luar.

III

Foi esta cólera que criou as aves
que pairam nos abismos
– onde o silêncio apodrece
nos teus olhos devorados
por andorinhas amarelas...

Sim. Esta cólera de perdoar!

IV

Deste-me a pele, deste-me os lábios, deste-me os seios
e agora dás-me a dor do tamanho dos teus olhos
de poços fundos...

Eu que tanto sonhei com a outra.
A de criar mundos.

V

Isto já não é solidão!
Mas um desfazer-me em pó
onde nem sequer ouço bater o coração
– para me sentir só.

VI

As coisas que a noite me ensinou
desde domesticar estrelas
a esvaziar a lua
dos segredos que douram os medronhos!

Foi com ela que aprendi
a ler nos teus olhos
tudo o que escondes em ti
na transparência do amadurecer dos sonhos.

Em: “Cinzas” (1948 a 1950)

O Sonho
(Victor Bregeda: pintor russo)

Referência:

FERREIRA, José Gomes. Cinzas (excertos). In: __________. Poesia III. 2. ed. Lisboa, PT: Portugália, mar.1963. p. 145-147. (Coleção ‘Poetas de Hoje’; v. 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário