Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Antonio Machado - Profissão de Fé

Apesar do título atribuído ao poema, as palavras que o conformam são bem mais explícitas quanto à incredulidade do poeta em relação a um Deus metafísico, e bem mais de acordo à concepção de que as deidades são criações humanas.

Ou, quando muito, notam-se nas reflexões de Machado nuanças de um pensamento panteísta, no qual Deus e o universo se manifestam unitariamente, sendo o mundo nada mais do que um dos aspectos do meramente divino. Quem saberá a realidade ao certo?!

J.A.R. – H.C.

Antonio Machado
(1875-1939)

Profesión de Fe

Dios no es el mar, está en el mar, riela
como luna en el agua, o aparece
como una blanca vela;
en el mar se despierta o se adormece.
Creó la mar, y nace
de la mar cual la nube y la tormenta;
es el Criador y la criatura lo hace;
su aliento es alma, y por el alma alienta.
Yo he de hacerte, mi Dios, cual tú me hiciste,
y para darte el alma que me diste
en mí te he de crear. Que el puro río
de caridad, que fluye eternamente,
fluya en mi corazón. ¡Seca, Dios mío,
de una fe sin amor la turbia fuente!

Tempestade sobre o Mar à Luz da Lua
(Ivan Aivazovsky: pintor russo)

Profissão de Fé

Deus não é o mar, está no mar, cintila
como lua n’água, ou se parece
como uma branca vela;
no mar ele desperta ou adormece.
Criou o mar, e nasce
do mar qual a nuvem e a tormenta;
é o Criador e a criatura o faz;
seu alento é alma, e pela alma alenta.
Hei de fazer-te, meu Deus, qual tu me fizeste,
e para dar-te a alma que me deste
em mim hei de criar-te. Que o puro rio
de caridade, que flui eternamente,
flua em meu coração. Seca, Deus meu,
de uma fé sem amor a turva fonte!

Referência:

MACHADO, Antonio. Profesión de fe. In: __________. Antología poética. Edición, introducción, notas, comentarios y apéndice de José Ángel Crespo. Madrid, ES: Anaya, 1986. p. 146. (Biblioteca Didáctica Anaya; v. 15)

2 comentários:

  1. Que bom que você gostou! Espero poder continuar sempre assim, para agradar o maior número de pessoas que ainda apreciam uma palavra bem escrita ou pronunciada. Abs. J.A.R.

    ResponderExcluir