Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Jorge Wagensberg: Inteligibilidade x Beleza

A beleza teria algum sentido de harmonia que poderia ser racionalizado por um meio inteligível? Veja o leitor o que pensa o investigador espanhol Jorge Wagensberg: diz-nos ele que um ataque à inteligibilidade das coisas ofenderia menos que um ataque à beleza. À primeira vista, talvez um nonsense. Mas até que se tome conhecimento da linha de argumentação do escritor, exposta nos parágrafos subsequentes!

J.A.R. – H.C.
Jorge Wagensberg
(Universidade de Barcelona)

A falta de inteligibilidade frustra ou ofende o cérebro. O mesmo ocorre com a falta de beleza. A pessoa se treina para captar a inteligibilidade cada vez que representa a realidade. A pessoa se treina para captar a beleza da mesma forma. Pode-se ser sábio e ignorante em temas de inteligibilidade. Pode-se ser sábio e ignorante em temas de beleza. A inteligibilidade de um objeto ou fenômeno da realidade não se decide por sufrágio universal. O mesmo ocorre com a beleza de um objeto ou fenômeno da realidade. Na hora de gozar compreendendo, nem tudo vale. Nem tudo vale na hora de gozar a beleza. A essência da inteligibilidade está no comum entre o diverso, ou seja, na repetição ou regularidade no espaço (harmonia) e no tempo (ritmo).

O mesmo ocorre com a beleza. A beleza está na harmonia e no ritmo entre as partes de um todo. A inteligibilidade está na harmonia e no ritmo entre diferentes todos. Por isso talvez se possa assegurar que a beleza é a inteligibilidade interna das coisas e que a inteligibilidade é a beleza externa das coisas. A beleza de uma esfera está na relação de qualquer pedaço de esfera com qualquer outro pedaço da mesma esfera. Essa é sua perfeição. Essa é a perfeição platônica. A inteligibilidade de uma esfera está na relação entre diferentes objetos esféricos, um sol, um planeta, um animal acocorado, uma melancia, um olho, uma bolha, um antiquíssimo grão de areia... É mais fácil compreender a esfera que gozar de sua beleza? Alguém pode dizer: compreendo a esfera, mas não me parece especialmente bela. Tudo bem, ninguém é perfeito. A beleza e a inteligibilidade têm diferentes grau e classe de universalidade, mas ambas existem e nenhuma delas é trivial. Um ataque contra a inteligibilidade ofende, é verdade, mas temo que ainda ofende mais um atentado contra a beleza. (WAGENSBERG, 2009, p. 230-231)

O Pensador
(Augusto Rodin: 1840-1917)

Referência:

WAGENSBERG, Jorge. O gozo intelectual: teoria e prática sobre a inteligibilidade e a beleza. Tradução: Simone Mateos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário