A poetisa e pintora anglo-australiana
– filha de Ted Hughes (1930-1998) e Sylvia Plath (1932-1963) – expõe aqui um
retrato áspero e desafiador da criação literária, em particular do labor poético,
e sua recepção pela crítica especializada: o poeta deve nutrir e proteger
tenazmente a sua frágil obra como se fosse um “ovo”, enquanto a audiência implacável
espreita, como aves de rapina, pronta para espostejá-lo ao menor descuido.
Trata-se, obviamente,
de uma poderosa metáfora para os perigos e sacrifícios inerentes aos atos de entregar-se
aos caprichos das musas – entre retiros e introspecções – e de editar recolhas
de poemas para oferecê-las ao público, quando então o poeta acabará por
envolver-se numa atmosfera de suspense e de tensão, ou melhor, de receios e de incertezas
ante os humores dos glosadores de plantão.
J.A.R. – H.C.
Frieda Hughes
(n. 1960)
Birds
The poet as a penguin
Sat in his snow-cold,
nursing
The egg his wife had
left him.
There it was, born of
them both,
Like it or not.
Rounded in words,
And cracking open its
shell for a voice.
In the blizzard,
Beaten up from the
arctic flats
Were the audience.
From the glass
extensions
Of their eyes, they
watched
The skuas rise on the
updraft,
Every snap of their
beaks
Like the tick of a
knitting needle,
Hitching a stitch in
the wait
For a rolling head.
Pinguins Abstratos
(Gabriel Huian:
artista romeno)
Pássaros
O poeta, como um
pinguim,
Sentou-se em sua
friúra nevada, a cuidar
Do ovo que a sua
parceira lhe havia deixado.
Lá estava ele,
nascido de ambos,
Quer gostassem quer não.
Rodeado de palavras,
Rompendo sua casca em
busca de uma voz.
Em meio à nevasca,
A audiência eram
Os afugentados das
planícies árticas.
Pelas vítreas
extensões
De seus olhos, observavam
os mandriões
Guindarem-se pela
corrente de ar ascendente,
Cada estalido de seus
bicos
Como o tic-tac de uma
agulha de tricotar,
Dando uma laçada à
espera
De uma cabeça
rolante.
Referência:
HUGHES, Frieda.
Birds. In: ASTLEY, Neil (Ed.). Staying alive: real poems for unreal
times. Selection, introduction and notes copyright by Neil Astley. 1st publ.
Tarset (Northumberland, EN): Bloodaxe Books, 2002. p. 231-232.
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