Alpes Literários

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UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 6 de maio de 2025

Leonardo Defente Teixeira - À la Magritte

Este poema de estilo vanguardista joga com a negação constante de sua própria existência, para desafiar a percepção do leitor e questionar a natureza da arte, da literatura e da linguagem, através de uma sucessão de negações enigmáticas, a evocarem a famosa obra pictórica “La trahison des images”, do artista surrealista belga René Magritte (1898-1967), na qual se representa um cachimbo acompanhado da frase “Ceci n’est pas une pipe.” (“Isto não é um cachimbo.”).

 

Por trás da elocução reptadora de Defente – poeta paulista (n. 1984) –, há a ideia de que as representações das coisas não são as próprias coisas, pois que a mera representação de um objeto, como um cachimbo, não a torna, de fato, um cachimbo, sendo ambos – obra pictórica e cachimbo – dotados de distintos predicados ontológicos.

 

Por extensão, os versos de um poema, estruturados em palavras, não são a poesia em si, coisa bem distinta que já fez correr rios de tinta para falar de sua abstrusa essência, dando origem a uma interminável torrente metapoética. No caso específico, o poeta nega a definição convencional do que seja um poema, abrindo espaço para outras interpretações acerca daquilo que, em última instância, registra na página – como vagas que se propagam no vasto e ilimitado caudal do binômio espaço x tempo.

 

J.A.R. – H.C.

 

A traição das imagens (1928)

(René Magritte: pintor belga)

 

À la Magritte

 

Isto não é um poema

 

isto não são letras

que juntas formam palavras

 

isto não é uma página

em branco sendo

preenchida aos poucos

 

isto não é para ser lido

isto não é para você

estar lendo

 

não, isto não é

 

tudo isto não é

tudo isso

 

isto aqui (que

não é um poema)

não irá terminar

agora

 

Os dois mistérios (1966)

(René Magritte: pintor belga)

 

Referência:

 

TEIXEIRA, Leonardo Defente. À la Magritte. In: BERTI SANTOS, Sonia Sueli (Organização). Diversos: antologia poética. Vários autores. São Paulo, SP: Andross, 2005. p. 55.

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