Alpes Literários

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UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Ronald Wallace - O exercício do aluno

A voz lírica, como a de um provável docente – leia-se: Wallace, além de poeta, é professor de inglês –, mostra-se crítica em relação ao exercício de redação desenvolvido por um de seus alunos: os termos de uma oração surgem nos versos como se pessoas fossem, humanas o suficiente para incorporar as corrigendas que o falante julga por bem assinalar no texto de seu pupilo.

 

Consigne-se que o autor se reporta a inconvenientes na organização e composição do texto, mas nada fala sobre eventuais erros de ortografia ou que tais: seriam problemas menores? Penso que não: vejo, cotidianamente, tantas barbaridades da espécie na internet, mesmo nos grandes portais de notícias, sem falar nas denominadas redes sociais!

 

Seja como for, não resta dúvida de que organizar as ideias de forma correta e harmoniosa, para que nos façamos bem entender, não apenas é um exercício poderoso para o cérebro, como também uma demonstração de consideração e respeito para com os nossos interlocutores.

 

Afinal, a que se referia o “poetinha” (V.M.) quando afirmou haver “tantos desencontros pela vida”, sendo a vida a arte do encontro?! Ora ora: não só ao emprego deliberado de termos e construções verbais instilados de veneno, bem assim ao mau uso da linguagem, pela carência de um conhecimento mínimo de suas regras sintáticas ou, ainda, do valor semântico das palavras empregadas.

 

J.A.R. – H.C.

 

Ronald Wallace

(n. 1945)

 

The student theme

 

The adjectives all ganged up on the nouns,

insistent, loud, demanding, inexact,

their Latinate constructions flashing. The pronouns

lost their referents: They were dangling, lacked

the stamina to follow the prepositions’ lead

in, on, into, to, toward, for, or from.

They were beset by passive voices and dead

metaphors, conjunctions shouting But! or And!

 

The active verbs were all routinely modified

by adverbs, that endlessly and colorlessly ran

into trouble with the participles sitting

on the margins knitting their brows like gerunds

(dangling was their problem, too). The author

was nowhere to be seen; was off somewhere.

 

O jovem estudante

(Ozias Leduc: pintor canadense)

 

O exercício do aluno

 

Todos os adjetivos contíguos aos substantivos,

insistentes, ruidosos, exigentes, inexatos,

suas construções latinizadas a cintilar. Os pronomes

perderam seus referentes: estavam em suspenso, destituídos

de vigor para seguir o exemplo das preposições

‘em’, ‘sobre’, ‘daqui a’, ‘para’, ‘com destino a’, ‘por’ ou ‘de’.

Foram sitiados por vozes passivas e metáforas

mortas, conjunções que bravejavam Mas! ou E!

 

Os verbos ativos achavam-se todos rotineiramente modificados

por advérbios que, descolorida e incessantemente, metiam-se

em problemas com os particípios, assentes

nas margens, franzindo o cenho como gerúndios

(também eles dispostos em suspenso). Não se via o autor

em parte alguma; estava longe, noutro lugar.

 

Referência:

 

WALLACE, Ronald. The student theme. In: COLLINS, Billy (Selection and Introduction). Poetry 180: a turning back to poetry. An anthology of contemporary poems. New York, NY: Random House Trade Paperbacks, 2003. p. 261.

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