Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Louise Glück - Neve

A poetisa rememora um momento de genuína revelação, em que seu pai a carrega sobre os ombros e, ambos, olham para frente, na mesma direção, rumo ao “vazio, a neve pesada”, que teima em não decantar, redemoinhando ao redor deles – suma do que, sob a ótica da falante, integrava o “mundo” de seu genitor.

 

Até onde se pode depreender do teor dos versos, a poetisa reteve em sua mente a percepção de um vazio tomando conta do coração ou do espírito de seu pai, um cônscio abstraído, a ponto de renunciar até mesmo a fitar diretamente o semblante da filha – e segurá-la sobre os ombros era uma forma tal que o impedia de vê-la –, robustecendo-lhe a impressão acerca de uma frieza de comportamento, da qual nunca se deixava despojar.

 

J.A.R. – H.C.

 

Louise Glück

(n. 1943)

 

Snow

 

Late December: my father and I

are going to New York, to the circus.

He holds me

on his shoulders in the bitter wind:

scraps of white paper

blow over the railroad ties.

 

My father liked

to stand like this, to hold me

so he couldn’t see me.

I remember

staring straight ahead

into the world my father saw;

I was learning

to absorb its emptiness,

the heavy snow

not falling, whirling around us.

 

In: “Ararat” (1990)

 

Pai e filho na neve invernal

(Irina Sztukowski: artista russo-americana)

 

Neve

 

Fins de dezembro: meu pai e eu

nos dirigimos a Nova Iorque, para o circo.

Ele me sustenta

sobre os seus ombros sob um vento implacável:

pedaços de papel branco

sopram sobre os dormentes da ferrovia.

 

Meu pai gostava

de estar assim, de me segurar

desse jeito, tal que não pudesse me ver.

Lembro-me

de olhar diretamente para a frente,

em direção ao mundo que meu pai via;

eu estava aprendendo

a absorver o seu vazio,

a neve pesada

que não caía, remoinhando à nossa volta.

 

Em: “Ararat” (1990)

 

Referência:

 

GLÜCK, Louise. Snow. In: __________. Poems: 1962-2012. First paperback edition. New York, NY: Farrar, Straus and Giroux, 2013. p. 233.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário