Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 23 de dezembro de 2023

Gilberto Mendonça Teles - Oração de Natal

O crítico e poeta goiano dirige a sua oração natalina à criança recém-nascida, rogando-lhe que o mantenha distante do “tumulto das gentes”, do “burburinho insano” e das “vozes estridentes da turba irracional” – nítida alusão ao que se converteu a quadra do Natal, um conturbado e frenético ir e vir à busca de bens e de serviços, que somente responde aos interesses maiores do comércio e da indústria.

 

A mensagem de Cristo, claro está, resta legada a um segundo plano: mas ela é o que o ente lírico tenciona sobrelevar, a sua tessitura magnânima, humanitarista, fraterna, perante cujos valores busca se reconciliar. Afinal, como se afirma em (I Jo. 2: 8-11), uma conduta inspirada pelo amor seria um explícito sinal de que se caminha sob os auspícios da Luz.

 

J.A.R. – H.C.

 

Gilberto Mendonça Teles

(n. 1931)

 

Oração de Natal

 

Jesus, para o Natal minh’alma vos suplica

um silêncio de paz, uma quietude rica

de áureas recordações, de mística saudade,

de sossego, de calma e de serenidade…

Longe, para bem longe, o tumulto das gentes,

o burburinho insano e as vozes estridentes

da turba irracional!

Deixai-me ouvir os hinos,

as sagradas canções, o badalar dos sinos,

esses celestes sons que em minh’alma se adensam…

Entornai sobre mim a luz de vossa bênção

Espiritualizada… Arrancai de meu peito

O lúrido rancor com que – néscio – me enfeito!

 

Jesus, fazei com que neste Natal eu possa

sentir por um momento a Excelsitude Vossa

no espírito cansado e cheio de saudade.

Insuflai em minh’alma as luzes da Bondade

e a minha fronte ornai de sonhos mais celestes…

Sejam-me a inspiração as dores que tivestes.

Somente para Vós seja o meu pensamento

voltado…

E, então no som nostálgico do vento,

no quérulo cantar das pequeninas aves,

no cicio feliz das orações suaves

e na festiva voz dos sinos vos verei

– simples como um Mendigo e altivo como um Rei!

 

(Natal de 53)

Em: “Alvorada” (1955)

 

A Sagrada Família

(Pompeo Batoni: pintor italiano)

 

Referência:

 

TELES, Gilberto Mendonça. Oração de Natal. In: __________. Hora aberta: poemas reunidos. Organização Eliane Vasconcelos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 845-846.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário