Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Jorge de Cunha Lima - Compromisso de Compra e Venda

Como se fosse uma espécie de parúsia, à maneira cristã, a voz lírica apregoa um abstrato ministério acerca de sua “segunda madrugada”, assim dizendo, “pensamentos inteiros a seres ausentes”, enleados em atmosfera de sonho, sonho esse do qual não se desfez – a despeito da assunção do “compromisso de compra e venda” –, muito embora, de fato, tenha alienado o “terreno” onde se deram todos os alegorizados eventos.

 

Em amplos termos, pareceu-me que o autor estivesse a tergiversar sobre as possibilidades de construir um lar em dado sítio, quando então se enredou em especulações algo enigmáticas sobre como seria o convívio por ali, ao final das quais concluiu pela sobredita renúncia provisória – afinal, os sonhos não morrem!

 

J.A.R. – H.C.

 

Jorge de Cunha Lima

(1931-2022)

 

Compromisso de Compra e Venda

 

A segunda madrugada

Plantei-a entre araucárias

De uma natureza errante

Onde o frio do ego

Apascentou as tépidas

Ovelhas da alma

E a névoa cegou meus olhos

Aos desejos supérfluos

 

No horizonte

Uma arquitetura de pedra

E nas pedras

Uma arquitetura de preces

 

A segunda madrugada

Plantei-me entre ela

Árvore de emoções

E de carne a caule

Sustentei meu peso

Com folhas de outono

Com flores de primavera

Até o peso seco

Do inverno

 

Comi pinhões

Manobrei o carro

Nos limites terrenos

Do céu

 

Aventurei-me a projetar

A vida projetos de morar

Sem fim entre vidros e lareira

Previ um cão a completar

O número ímpar da família

Levei discos para aumentar

O som leia-se insuficiente

Do vento

 

Gosto de capas de disco

Nos dias em que me ausento

Nos dias em que me assumo

Gosto de ouvir música

Pelo fio infinito do disco

Sulco isento e lento

Como as diligências

 

Na segunda madrugada

Ministrei pensamentos

Inteiros a seres ausentes

Por fim vendi o terreno

Mas não transferi de mim

O elemento imortal do sonho

 

Primeiros passos, ao modo de Millet

(Vincent van Gogh: pintor holandês)

 

Referência:

 

LIMA, Jorge de Cunha. Compromisso de compra e venda. In: __________. Véspera de Aquarius. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1977. p. 147-148. (Coleção ‘Literatura e Teoria Literária’; v. 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário