Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 4 de julho de 2023

Alice Ruiz - Sonho de Poeta

Escrever um poema de amor que seja definitivo: quer sonho maior?! Não é que os poeta sejam pretensiosos a tal ponto, senão que o arroubo que lhes vem à mente sempre espera por um resultado contundente no domínio das palavras, capaz de dar conta da totalidade daquilo que lhe vai no interno, quer como sentimento, quer como pensamento, quer ainda como intuição de seus estados d’alma.

 

Mas as palavras têm limites e muito do que é poesia ao espírito não se converte em poesia decantada em versos, obstando o pleno contentamento do poeta: em cantigas trovadorescas – de amor & de amigo – segue a voz lírica a buscar o metro perfeito nesse jogo iterativo de aproximação a um alvo que nunca chega, a configurar a utopia, o “nirvana” da completude expressiva.

 

J.A.R. – H.C.

 

Alice Ruiz Scherone

(n. 1946)

 

Sonho de Poeta

 

Quem dera fosse meu

o poema de amor

definitivo.

 

Se amar fosse o bastante,

poder eu poderia,

pudera,

às vezes, parece ser esse.

meu único destino.

 

Mas vem o vento e leva

as palavras que digo,

minha canção de amigo.

 

Um sonho de poeta,

não vale o instante

vivo.

 

Pode que muita gente

veja no que escrevo

tudo que sente

e vibre

e chore

e ria,

como eu antigamente,

quando não sabia

que não há um verso,

amor,

que te contente.

 

De todos os meus amigos e amantes

(Randall Hobbs: pintor norte-americano)

 

Referência:


RUIZ S., Alice. Sonho de poeta. In: __________. dois em um. 1. ed. 1. reimp. São Paulo, SP: Iluminuras, 2009. p. 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário