Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 19 de novembro de 2022

Pedro Tierra - E me interrogo...

Interrogando-se sobre o conteúdo de seus próprios poemas – se insistentes ou não em determinados temas ou formas –, o poeta, seja como for, visa com eles levantar o ânimo daqueles estão na frente de batalha, lutando pela vida, tal que os dias que lhes sobrevenham tragam algum lenitivo para os seus pesares e esperanças de ventura.

 

De alguma forma ou de outra, as linhas de Tierra trouxeram-me à mente aquelas tão replicadas palavras de Brecht (1898-1956): “Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores; há os que lutam muitos anos e são muito bons; há, porém, os que lutam toda a vida: estes são os imprescindíveis”.

 

Lutas individuais, lutas modeladoras do caráter, lutas coletivas, lutas por princípios, lutas por fins, lutas por ideais, lutas políticas, lutas pela sobrevivência: esse é o lado mais açulado de uma sociedade que teima em manter milhões à margem, tudo como corolário de ideias econômicas (neo)liberais, elegantes em teoria, mas falaciosas e deletérias no domínio da prática.

 

J.A.R. – H.C.

 

Pedro Tierra

(n. 1948)

 

E me interrogo...

 

Chego ao final do poema

e me pergunto:

estará aí o material proposto?

 

Reconheço, o suor do corpo

talvez tenha roído

o fio do metal.

 

Terei garantido o corte do verso?

Ou se perdeu a palavra

numa rede de lamentos?

 

Teus versos têm a mesma roupagem,

dirão. Certamente, responderei,

como os soldados em marcha.

 

Possa meu poema acender em cada um

alguma coisa além das fogueiras

que iluminam a frente de batalha...

 

(1974)

 

A luta da vida

(Sandip Roychowdhury: artista indiano)

 

Referência:

 

TIERRA, Pedro. E me interrogo... In: __________. Poemas do povo da noite. 1. ed. São Paulo, SP: Editorial Livramento, abr. 1979. p. 57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário