Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 21 de agosto de 2022

Louis Jenkins - O Estado da Economia

O “estado da economia” a que diz respeito o título não se refere ao desempenho do PIB de um determinado país, senão à situação financeira de um casal, que, pelo visto, não vai lá muito bem das pernas: estão os parceiros à procura de haveres que possam ser convertidos em pecúnia, para que possam se manter, como se evidencia, no mais imediato dos prazos, até que as privações se arrefeçam.

 

Abrasileirando o tema, vê-se que os contratempos experimentados pelo casal não são muito diferentes dos de milhares de famílias no país, considerando que a economia pátria patina, não dando mostras de um crescimento sustentável, mantendo à margem da produção agregada um contingente da ordem de milhões de pessoas.

 

J.A.R. – H.C.

 

Louis Jenkins

(1942-2019)

 

The State of the Economy

 

There might be some change on top of the dresser at the back, and we should check the washer and the dryer. Check under the floor mats of the car. The couch cushions. I have some books and CDs I could sell, and there are a couple big bags of aluminum cans in the basement, only trouble is that there isn’t enough gas in the car to get around the block. I’m expecting a check sometime next week, which, if we are careful, will get us through to payday. In the meantime with your one-dollar rebate check and a few coins we have enough to walk to the store and buy a quart of milk and a newspaper. On second thought, forget the newspaper.

 

Um cavaleiro vendendo seus bens

(Jacob Duck: pintor holandês)

 

O Estado da Economia

 

Pode ser que algo tenha se alterado sobre a cômoda ao fundo, e deveríamos inspecionar a lavadora e a secadora. Verifique sob os tapetes do carro. As almofadas do sofá. Tenho alguns livros e CDs que eu poderia vender, e há alguns sacos grandes com latas de alumínio no porão, o único problema é que não há gasolina suficiente no carro para contornar o quarteirão. Estou à espera de um cheque para a próxima semana, que, se formos comedidos, nos levará até o dia do pagamento. Enquanto isso, com o seu cupom de desconto de um dólar e umas tantas moedas, temos o suficiente para caminhar até a loja e comprar um litro de leite e um jornal. Pensando bem, esqueça o jornal.

 

Referência:

 

JENKINS, Louis. The state of the economy. In: KEILLOR, Garrison (Selection and Introduction). Good poems for hard times. New York, NY: Penguin Books, 2006. p. 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário