Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Giuseppe Ungaretti - A mãe

À diferença da mãe, mulher forte e perseverante na fé, Ungaretti teve a sua fase de incrédulo, havendo retornado à religião católica apenas aos quarenta anos: este poema é uma espécie de mensagem direcionada à mãe, já morta, redigido pouco depois de retomado o credo cristão, quando então, reflete sobre a morte e se imagina perante Deus, em julgamento.

 

Ungaretti recorre à imagem da mãe segurando a mão do filho criança, como uma espécie de interveniente junto ao Eterno, para que este lhe conceda o cogitado perdão e resgate, com o que o poeta espera ter de volta um figurado e rápido suspiro nos olhos de sua “madre”.

 

J.A.R. – H.C.

 

Giuseppe Ungaretti

(1888-1970)

 

La madre

 

E il cuore quando d’un ultimo battito

Avrà fatto cadere il muro d’ombra,

Per condurmi, Madre, sino al Signore,

Come una volta mi darai la mano.

 

In ginocchio, decisa,

Sarai una statua davanti all’Eterno,

Come già ti vedeva

Quando eri ancora in vita.

 

Alzerai tremante le vecchie braccia.

Come quando spirasti

Dicendo: Mio Dio, eccomi.

 

E solo quando m’avrà perdonato,

Ti verrà desiderio di guardarmi.

 

Ricorderai d’avermi atteso tanto,

E avrai negli occhi un rapido sospiro.

 

1930

In: “Sentimento del tempo” (1919-1935)

 

O beijo da mãe

(Carl Adolf Gugel: pintor alemão)

 

A mãe

 

E quando o coração, de uma última batida,

Houver desabado o muro da sombra,

Para conduzir-me, Mãe, até o Senhor,

Hás de me dar a mão, como outrora.

 

De joelhos, resoluta,

Serás uma estátua perante

O Eterno,

Como já antes te vira

Quando ainda eras viva.

 

Erguerás teus trêmulos e velhos braços,

Como quando expiraste,

A dizer: Meu Deus, aqui estou.

 

E só quando Ele me perdoar,

Vais querer olhar para mim.

 

Recordarás de haver-me esperado tanto,

E terás nos olhos um rápido suspiro.

 

1930

Em: “Sentimento do tempo” (1919-1935)

 

Referência:

 

UNGARETTI, Giuseppe. La madre. In: __________. Vita d’un uomo: 106 poesie 1914-1960. Milano, IT: O. Mondadori, 1992. p. 108. (‘Oscar classici moderni’; v. 51)

Nenhum comentário:

Postar um comentário