Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 19 de julho de 2022

Caroline Smith - Metamorfose

Luto, perda, dor e solidão são os temas conexos à metamorfose por que passa a poetisa inglesa, considerando que a voz poética se lhe diga respeito: ela intui que o ambiente externo penetra nos cômodos de sua casa, transformando-a numa espécie de árvore, quando então o ambiente ganha contornos de um bosque.

 

O tempo parece não correr, e os dias, em silêncio, correm estreitados pelas noites. A denotar desamparo, como um gaio assustado a se mover ruidosamente através de uma intrincada copa de folhas, a falante abre caminho pelas sendas do bosque, à procura de quem a memória, irresignada, ainda não se desvaneceu.

 

J.A.R. – H.C.

 

Caroline Smith

(n. 1958)

 

Metamorphosis

 

Since you died, I notice

the outside seeping in.

There is the smell of damp in my chair.

My skin hangs in loose bracelets of bark

and my fingers scratch against my face

like a branch walked into.

A numbness is spreading up my cold ankles

as my locked feet take root.

The hands on my watch stand

motionless as deer against the trees,

pulling away with long slow strides

dragging the nights into silent days.

I call out, like a startled jay

clattering up through the canopy

of leaves closing over me

as I search the woodland paths

for traces of you.

 

Metamorfose

(Krysta Bernhardt: artista norte-americana)

 

Metamorfose

 

Desde que morreste, noto

o exterior a infiltrar-se.

Há cheiro de umidade em minha cadeira.

Minha pele pende em braceletes soltos de córtice

e meus dedos arranham-me o rosto

como se um ramo o houvesse penetrado.

Uma dormência difunde-se por meus tornozelos frios

à medida que meus pés travados ganham raízes.

Os ponteiros de meu relógio permanecem

imóveis como cervos contra as árvores,

afastando-se com longas e lentas passadas

a arrastar a noite em meio a silenciosos dias.

Grito, como um gaio assustado

a estardalhar por entre o dossel

de folhas fechando-se sobre mim,

enquanto procuro nas sendas do bosque

pelos teus vestígios.

 

Referência:

 

SMITH, Caroline. Metamorphosis. In: ASTLEY, Neil (Ed.). Staying alive: real poems for unreal times. 1st. ed. New York, NY: Miramax Books, 2003. p. 388.

Nenhum comentário:

Postar um comentário