Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 16 de março de 2022

Luiz Fernando Valladares - N/O – Definições

Em seis pequenas seções, pejadas de intertextualidades – pelo menos três são por demais evidentes, quais sejam, “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, e “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade, e o dito popular “Em terra de cego, quem tem um olho é rei” –, o poeta carioca, radicado em Goiás, urde “definições” sobre si próprio em meio a uma “geografia” menos física que humana, a dar conta da “linguagem do possível”, isto é, aquela tornada praticável pelo próprio experimento poético.

 

No que tange ao título atribuído ao poema, fiquei a elucubrar sobre o que significaria o acrônimo “N/O” nele aposto: (i) primeiramente, imaginei “Norte/Oeste”, mas como se afirma não haver polos ou direcionalidades no “mundo” da voz lírica, presumo que a hipótese deva ser afastada; (ii) depois, desorientado como fiquei, supus “Nenhuma Orientação” (rs). E então me desapeguei do título, preferindo singrar pelas graciosas volutas do poema.

 

J.A.R. – H.C.

 

Luiz Fernando Valladares

(n. 1942)

 

N/O

– Definições –

 

I

 

No meu mundo

não tem polos

linha do equador

meridianos:

tem gente.

Só!

 

II

 

No meu coração

é possível que existam

muitos sentimentos.

 

III

 

Quando nasci

nenhum anjo

apareceu

e disse para eu

ser assim

ou assado

(imediatamente um arco-íris

espetou-se no meu olho)

e apenas me disseram:

vai!

 

IV

 

Todo mundo quer ser rei

em sua terra.

Na minha não existe

terra

reis

ou réis.

 

V

 

No meu único olho

navega um barco

à vela

e o sabiá

cansado do voo

pousa

suas pernas

em meus quatro ombros.

 

VI

 

A poesia

– linguagem possível!

O resto

falso

como a peruca das línguas

a coragem

o medo.

 

O Desdobramento

(Ulrich Osterloh: artista alemão)

 

Referência:

 

VALLADARES, Luiz Fernando. N/O – definições –. In: __________. Ver de novo. Goiânia, GO: Oriente, 1978. p. 91-02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário