Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 2 de janeiro de 2022

Raquel Jodorowsky - Ano Novo Antigo

Nestes versos, a poetisa chilena conjuga o verbo no passado, narrando o que se passa em sua cabeça numa mudança de ano, ou seja, fatos de uma vida pretérita que aquilata pouco digna de haver gozado junto à sua família, da qual se julga distanciada, “alheia”, daí o adjetivo “antigo” ou “velho” para o ano que assim se inicia, carregado de lembranças pouco benfazejas.

Veja-se que não se percebem propostas de mudança ou de planos para o futuro – muito diversamente do que sucede com a maioria das pessoas –, estando a voz lírica exatamente do lado oposto, a fazer parte daquele grupo que assume estados depressivos durante a aludida quadra, questionando tensamente a qualidade de seus relacionamentos, quer familiares quer em sociedade.

J.A.R. – H.C.

 

Raquel Jodorowsky

(1927-2011)

 

Año Nuevo Antiguo

 

Sola en mi habitación, girando

con el mundo entero en la cabeza

desde el primer día en que nací.

Mi padre partiendo mandíbulas de vagabundos

en una tienda de calcetines de la avenida Matucana

Mi hermano ocultando gatos dentro de la cama

Mi madre besándose en el espejo

Yo recuerdo a la Emilia del campo que encendía braceros

y me hablaba de Don Juan de Dios

quien desde la muerte de su esposa caminó de espaldas

en las calles para siempre

como protesta a la injusticia de la vida.

Yo aprendía a soñar sobre el techo de la casa

El hombre de confianza que venía para arreglar

las cerraduras de las puertas

y nadie supo la vez que quiso hacerme un hijo

parecido a él.

Yo pensando si me mato o no.

La abuela envuelta en pieles que me acusaba

de retardada mental.

Yo amando en la ventana.

Los años pasan inútiles.

He sido tan ajena a esta familia.

 

A Carta

(Abraham Solomon: pintor inglês)

 

Ano Novo Antigo

 

Sozinha em meu quarto, girando

com o mundo inteiro na cabeça

desde o primeiro dia em que nasci.

Meu pai arrebentando as mandíbulas de vagabundos

em uma loja de meias na Avenida Matucana.

Meu irmão escondendo gatos dentro da cama.

Minha mãe beijando-se no espelho.

Recordo-me da camponesa Emília acendendo fogueiras

e me contando sobre Dom João de Deus que,

desde a morte de sua esposa, passara a caminhar de costas,

nas ruas e para sempre,

como protesto às injustiças da vida.

Eu aprendia a sonhar sobre o telhado de casa.

O homem de confiança que vinha consertar

as fechaduras das portas,

de quem ninguém ficara sabendo da vez em que intentou

fazer-me um filho a ele parecido.

Eu pensando se me devo matar ou não.

A avó envolta em peles, que me acusava

de retardo mental.

Eu amando à janela.

Os anos passam inúteis.

Tenho sido tão alheia a esta família.


Referência:

JODOROWSKY, Raquel. Año nuevo antiguo. In: MONDRAGÓN, Sergio; RANDALL, Margaret (Eds.). El corno emplumado / The plumed horn, México - DF, n. 12, oct. 1964, p. 86. Disponível neste endereço. Acesso em: 12 dez. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário