Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

João Bosco Bezerra Bonfim - hoje eu quero dizer

Ao empregar um artigo indefinido que não é próprio para acompanhar uma palavra pertencente ao gênero masculino – “uma” poema (1ª e. / 3º v.) –, se de equívoco na grafia ou de erro de digitação tal não houver resultado, decerto o poeta está a empregar uma espécie de “silepse”, querendo fazer valer a palavra pela sua substância primordial – a poesia –, não exatamente equivalente aos elementos gráficos dos versos sobre a folha, as palavras, “ausentes” agora em seus versos, pois que “sem rio por onde escorrer”.

O poema assoma à mente do poeta já sem o plano de uma arquitetura racional, tudo se resumindo a enleios ou comoções – choro, riso, voos, danças, quedas e desalentos –, no caso, talvez mais próximos à “expressão” de sua vida: os versos já não têm razões que expliquem a sua existência ou porque, como folhas, desprendem-se da mente do vate.

J.A.R. – H.C.

 

João Bosco Bezerra Bonfim

(n. 1961)

 

hoje eu quero dizer

 

hoje eu quero dizer

um poema que não vem da palavra

uma poema que – antes de tudo –

vem da voz sem palavras

 

uma voz que é um aboio

um canto, um choro animal

por isso, tanto sentir

guarda esse poema primal

 

não é que negue o abrigo

que as palavras-leito me dão

é que não vejo mais nelas

a de minha vida expressão

perdido que fui pelo engano

de tanta tanta razão

 

meu poema, pois, sem palavras,

só chora e só ri

só voa e cai

só dança e sofre

 

meu poema – como a folha –

não sabe por que nasceu

nem porque, vento frio,

da árvore se desprendeu

 

entanto nem Maiakóvski nem Quintana

o acompanham em sua sina tirana

de mal nascer, e já morto, feito

livre das palavras

não ter rio em que escorrer

 

O despertar no mar da alegria cintilante

(Andy Waite: pintora inglesa)


Referência:

BONFIM, João Bosco Bezerra. hoje eu quero dizer. In: __________. in feito. 1. ed. Brasília, DF: Edição do autor, 2009. p. 6, 22 e 29. (Obra publicada com o apoio do FAC/SCDF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário