Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

David Ignatow - Eis a Suma dos Fatos

De repente este poema em forma de prosa levou-me a associar os fatos nele descritos ao epíteto “Maria Gasolina”, obviamente, algo que se passa mais na mente dos homens do que, propriamente, na das mulheres, a se conceber que estas manifestam opção preferencial por homens que possuam carros – quanto mais ostensivos, tanto melhor!

O poeta, depois que sua esposa faleceu e ficou sem o seu automóvel, tornou-se “desvalido” para poder encontrar outra companheira – como o aconselhara a ex-consorte em seu leito de morte –, levando-nos a supor que a sua personalidade poderia estar indissociavelmente conectada à ideia de status e, muito menos, ao que seja hábil a torná-lo uma pessoa desapegada às coisas materiais. E o falante bem reconhece esse estado de coisas!

J.A.R. – H.C.

David Ignatow
(1914-1997)

That’s the Sum of It

I don’t know which to mourn. Both have died on me, my wife and
my car. I feel strongly about my car, but I am also affected by my,
wife. Without my car, I can’t leave the house to keep myself from
being alone. My wife gave me two children, both of whom, of course,
no longer live with us, as was to be expected, as we in our youth left
our parents behind. With my car, I could visit my children, when they
are not too busy.

Before she died, my wife urged me to find another woman. It’s advice
I’d like to take up but not without a car. Without a car, I cannot find
myself another woman. That’s the sum of it.

Mulher & Automóvel
(David Lovins: artista norte-americano)

Eis a Suma dos Fatos

Não sei por qual lamentar. Ambos morreram em mim, minha esposa e
meu carro. Sinto profundamente pelo meu carro, porém minha esposa
também me afeta. Sem meu carro, não posso sair de casa para evitar
estar sozinho. Minha esposa me deu dois filhos, os quais, é claro, já não
vivem mais conosco, como era de se esperar, já que em nossa juventude
deixamos nossos pais para trás. Com meu carro, poderia visitar meus filhos,
quando não estão muito ocupados.

Antes de morrer, minha esposa instou-me a procurar outra mulher. É um
conselho que gostaria de seguir, mas não sem carro. Sem carro, não
consigo encontrar outra mulher. Eis a suma dos fatos.

Referência:

IGNATOW, David. That’s the sum of it. In: KEILLOR, Garrison (Selection and Introduction). Good poems for hard times. New York, NY: Penguin Books, 2006. p. 244.

Nenhum comentário:

Postar um comentário