Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Sérgio de Castro Pinto - Nômade

A julgar pelo título do poema do jornalista, professor e poeta paraibano, sendo nômade o que se deduz de seus versos – declaradamente, o falo de um troglodita –, não há muita fidelidade – digamos assim – a um mesmo domínio do sexo, haja vista que não o seu antônimo, sedentário e estável: hoje numa tenda, amanhã em outra. Seja como for, é possível que o autor nem tenha tencionado levar o leitor a tão desavergonhadas conclusões (rs).

As palavras de que lança mão Castro Pinto são tais que não avançam para além do meramente erótico, ou melhor, sem descambar para o pornográfico. E as imagens remetem a um passado remoto, um pouco mais à frente daquelas cenas presumidas, embora nunca antropologicamente comprovadas, de trogloditas em busca de sexo, arrastando suas fêmeas pelos cabelos para satisfazer os seus mais carnais apelos.

J.A.R. – H.C.

Sérgio de Castro Pinto
(n. 1947)

Nômade

acha que atritas,
o meu falo queima.

somos trogloditas
descobrindo o fogo.

crescem labaredas.

sob a braguilha
armo uma tenda
com a minha glande.

e o meu falo nômade
rumo à tua tenda
levanta acampamento.

Sátiro e a Ninfa
(Gerard van Honthorst: pintor holandês)

Referência:

PINTO, Sérgio de Castro. Nômade. In: GARCÍA, Xosé Lois. Antologia da poesia brasileira / Antología de la poesía brasileña. Edición bilingüe. Santiago de Compostela, Galiza, U.E.: Laiovento, 2001. p. 362.

Um comentário:

  1. Grande Sérgio de Castro Pinto! tive o prazer de conhecê-lo e conversar com ele.

    ResponderExcluir