Alpes Literários

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UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 8 de outubro de 2019

João Moura Jr. - Nadando

A escrita de um poema sob a alegoria de um nadador que avança pelas águas com a carência de um aprendiz, logo sentindo o peso dos músculos e a respiração ofegante, nadando e nadando para alcançar um pretenso porto seguro ancorado em laudas sem conta, as quais, de resto, se configuram num “nada” castiço.

E o poeta escolhe a mais clássica das formas para nadar, o nado de peito, porque seria a que mais se ajusta a um “poeta moderno”, eis que exige certa “contenção” – talvez para extirpar todo o conteúdo idiossincrático do poema, deixando os versos desvestidos de qualquer subjetivismo ou romantismo –, como se parodiássemos Kelsen: a “teoria pura do poema”.

Obs.: A segunda parte da palavra “cambalhota” (“balhota”), na versão do poema, inserta na obra em referência, encontra-se de cabeça para baixo, evidentemente para conferir um efeito de voluta ao significante. Mas, infelizmente, não consegui gerar tal efeito no ‘word’. Fazer o quê?!...

J.A.R. – H.C.

João Moura Jr.
(n. 1950)

Nadando

Por incrível que pareça,
talvez o melhor estilo
para um poeta moderno
seja o estilo clássico, ou
nado de peito. Ele exige
certa contenção. Você
desliza n’água mansa-
mente, como se hesitasse.
Ao atingir a borda, é
impossível virar cam-
balhota, daí talvez ele
ser chamado clássico, ou
quem sabe é porque é o que serve
melhor para se observar
o que se passa ao redor,
isto é, fotografá-lo, ou
– evitando o anacronismo,
e já que falamos de água –
espelhá-lo, visto que o
espelho é por excelência
a metáfora do clássico.
Nadar é como uma cobra:
um constante enrodilhar-se
em pensamento por vezes
nada sublimes (que belo
traseiro ali adiante, etc.);
daí, em vez de estilo clássico,
talvez fosse mais correto
falar-se em mescla de estilos.
Nadar: um poema longo
em redondilha maior
com andamento de prosa
em que é difícil manter
o mesmo ritmo sempre
(Poe não dizia que um poema
deve necessariamente
ser breve?). Começa-se a
arfar, os músculos pesam,
respira-se irregular-
mente, o nado, apesar de
clássico, agora assemelha-se
a um poema moderno
(ou a um desaprendizado),
um poema que tivesse
uma piscina por tema,
e um nadador que insistisse,
já que escrever poesia
(principalmente hoje em dia)
é uma espécie de nada.
Nada. Nada. Nada. Nada.

Fuga no mar II: o peixe rebelde
         (Nancy Tilles: pintora norte-americana)

Referência:

MOURA JR., João. Nadando. In: MASSI, Augusto (Org.). Artes e ofícios da poesia. Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios, 1991. p. 176-177.

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