Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Baltasar Gracián: 80. Atenção ao se informar

Do meio das três centenas de pequenos escólios que compõem a obra em referência, de autoria do padre jesuíta espanhol, seleciono a que diz respeito ao modo como as pessoas costumeiramente se informam, ou seja, mediante os ouvidos – designadamente, “a porta dos fundos da verdade e a porta da frente da mentira”.

Exacerbem-se os efeitos pelo poder de multiplicação da manipulação, por parte da grande mídia, e se terá um resultado desastroso para a verdade dos fatos, lançada confrangida ao domínio da mais genuína sandice, sandice essa que, com o des-governo ora instalado no poder federal, parece ter virado a regra!

J.A.R. – H.C.

Baltasar Gracián
(1601-1658)
(Retrato de Autoria Desconhecida)

80. Atenção ao se informar. Passamos boa parte da vida colhendo informações. Vemos muito pouco por nós mesmos, e vivemos confiando nos outros. Os ouvidos são a porta dos fundos da verdade e a porta da frente da mentira. É mais frequente ver do que ouvir a verdade. Ela raramente nos chega pura, muito menos quando vem de longe. Tem as cores da paixão por que passou, ora agradável, ora detestável. Tenta sempre nos impressionar, de uma forma ou de outra. Tome mais cuidado com quem elogia do que com quem critica. Descubra qual o interesse pessoal, de que lado coxeia, para onde vai. Acautele-se quanto aos falsos e os defeituosos. (GRACIÁN, 1992, p. 44)

Peixe Dourado
(Siddharth S. Shingade: artista indiano)

Referência:

GRACIÁN, Baltasar. A arte da sabedoria mundana: um oráculo de bolso. Tradução do inglês por Ieda Moriya. São Paulo, SP: Best Seller & Círculo do Livro, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário