Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Wendy Cope - A Laranja

Não saberia dizer, exatamente, quem são Robert e Dave na vida da poetisa – se esposo e filho ou, mesmo, dois amigos –, mas o que importa é que lhe são pessoas próximas, pois foi com elas que a narradora compartilhou uma grande laranja, levando-a a exclamar que, ultimamente, muitas coisas triviais têm-lhe dado alegrias.

Coisas mais simples, que não incorram em tarefas maçantes, decerto que podem melhorar o modo de vida de uma pessoa. Tanto mais caso ela se encontre num relacionamento feliz com alguém – como parece ser o caso. Nada obstante, o efeito do poema parece-me não fazer convergir para a ideia de um amor romântico, a alterar o comportamento da narradora: primeiro porque ela faz menção a Robert e Dave, e, depois, porque atribui a sua alegria ao simples fato de existir – e não exatamente por ter encontrado o amor de sua vida. Daí porque verti ao português o “you” do último verso por “vós”, como se a autora estivesse se referindo a Robert e Dave, e não por “você” – o que, na situação, deixaria o verso em aberto, pois não se saberia a quem ela se refere.

J.A.R. – H.C.

Wendy Cope
(n. 1945)

The Orange

At lunchtime I bought a huge Orange –
The size of it made us all laugh.
I peeled it and shared it with Robert and Dave –
They got quarters and I had a half.

And that orange, it made me so happy,
As ordinary things often do
Just lately. The shopping. A walk in the park.
This is peace and contentment. It’s new.

The rest of the day was quite easy.
I did all the jobs on my list
And enjoyed them and had some time over.
I love you. I’m glad I exist.

Garoto com uma laranja
(Michael & Inessa Garmash: casal russo-ucraniano)

A Laranja

À hora do almoço comprei uma enorme laranja –
O tamanho dela nos fez rir.
Descasquei-a e a compartilhei com Robert e Dave –
A cada um dei um quarto e fiquei com a metade.

E essa laranja fez-me tão feliz,
Como tem-me acontecido ultimamente
Com as coisas triviais. As compras. Um passeio pelo parque.
Há nisso paz e contentamento. Uma novidade.

O resto do dia foi-me bastante fácil.
Realizei todas as tarefas de minha lista
E as desfrutei, sobrando-me algum tempo.
Amo-vos. Alegro-me por existir.

Referência:

COPE, Wendy. The orange. In: KEILLOR, Garrison (Selector and Introducer). Good poems. New York, NY: Penguin Books, 2003. p. 133.

2 comentários:

  1. Lindo poema! Obrigada por compartilhar esse poema tão pouco conhecido aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a): não há de quê. Eu é que lhe tenho a agradecer por navegar pelas páginas deste blog. Um abraço. João A. Rodrigues.

      Excluir