Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Affonso Romano de Sant’Anna - Perdas Poéticas

A exuberância imaginativa do poeta não é acompanhada do necessário zelo para se fixar de alguma forma indelével, em qualquer meio tangível – e não apenas na memória – todos os ‘insights’ capazes de resultar em belos poemas que possam ser usufruídos pelos seus leitores.

De qualquer modo, o que se percebe pelo livro de onde extraí o poema infratranscrito é que a inspiração e o impulso criativo de Affonso Romano são de tal ordem que o desperdício de um poema a mais ou a menos talvez não faça tanta diferença. Afinal, a obra em referência alberga, provavelmente, o que de melhor o poeta produziu nas últimas décadas: um jorro de intensa beleza!

J.A.R. – H.C.

Affonso Romano de Sant’Anna
(n. 1937)

Perdas Poéticas

Perco, em média, três poemas por semana
por desatenção e desmazelo.
Ainda há pouco um solicitou-me a atenção
e perdulário fingi não vê-lo.

Ah, o que perco por soberba
o que perco talvez por não aceitar
o que eu mesmo me ofereço.

Os que me vêem passar
me pensam rico, no entanto,
o que perdi não tinha preço.

A escada da evasão
(Joan Miró: pintor espanhol)

Referência:

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Perdas poéticas. In: __________. Vestígios. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2005. p. 78.

Nenhum comentário:

Postar um comentário