Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 11 de maio de 2019

Bruno Zeni - Prece diária para porteiros, seguranças e vigias

O poeta paranaense, a partir de um ponto de vista que seria o de uma pessoa dedicada à guarda de patrimônio alheio, externaliza os sentimentos de quem, no quotidiano, alimenta-se de inquietações e desalentos, tanto mais que obrigado a vestir-se como se fosse de uma outra classe que não a sua, no caso, bem mais humilde.

Trata-se, obviamente, de uma categoria de trabalhadores exposta, no mais das vezes, à friagem da noite, assim como à indiferença e à “invisibilidade” no trato, pois, como bem o afirma Zeni, o “bom dia” e o “bom descanso” não se revestem de alguma simpatia ou apreço ao ser humano que, em última instância, porteiros, seguranças e vigias representam, senão apenas de uma cordialidade extraída à força pelo efeito dos costumes.

J.A.R. – H.C.

Bruno Zeni
(n. 1975)

Prece diária para porteiros, seguranças e vigias

Dai-me forças para que o tempo
me seja leve – as horas passem sem vagar
e o frio não fustigue minha carne em demasia;

Enviai-me pensamentos viciosos
na medida em que minha sensatez e meu humor
possam resistir à insanidade;

Impedi que a sensação de desconforto e desacordo
causada por este terno-e-gravata
me abata além da conta;

Fazei com que não perca a serenidade em caso de
perturbação –
conservando, assim,
sem uso as armas de fogo que forem confiadas;

Mantende minha crença de que ainda não perdemos
o interesse recíproco por nossas vidas tão desiguais –
mesmo que os olhos dos homens a mim não se dirijam
ou sejam vazios o “bom-dia” e o “bom descanso” diários;

Afastai-me da tentação de atentar contra aqueles que me
contrataram,
pois não sabem o que fazem –
ainda que seu alheamento alimente em mim
uma hesitante mas crescente revolta;

Mas,
sobretudo,
livrai-me
e nos livrai
da ideia avassaladora
de que não me resta
e não nos resta
outra escolha.

O porteiro a assobiar
(Dan Ferguson: pintor inglês)

Referência:

ZENI, Bruno. Prece diária para porteiros, seguranças e vigias. In: FERREIRA DA SILVA, Dora et al. Boa companhia: poesia. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2003. p. 79-80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário